USO DA PROGRAMAÇÃO LINEAR INTEIRA NA DESIGNAÇÃO DE ENCARGOS DIDÁTICOS: UM ESTUDO DE CASO


Authors

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i56.2557

Abstract

A proposta deste trabalho é a apresentação de um modelo de programação linear inteira para o problema de designação de encargos didáticos em uma instituição de ensino superior que maximize as preferências e habilidades dos professores. Para validação e avaliação da eficácia do modelo foi realizado um estudo de caso preliminar no Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Cornélio Procópio. Neste contexto, os resultados obtidos são promissores, com melhoras em índices relacionados à satisfação, habilidade e carga horária docente em comparação com a designação manual adotada pelo departamento e também com outra formulação para o problema apresentada na literatura.

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Author Biographies

Ana Paula Moreira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Licenciada em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Daniele Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Cornélio Procópio (UTFPR-CP)

Licenciada em Matemática, Mestre em Matemática Aplicada e Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atuou como docente na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), e no momento é professora adjunta na UTFPR-CP.

José Carlos de Moraes Filho, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente é pós-graduando no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e atua como como líder técnico no Instituto Senai de Tecnologia.

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Published

2021-10-26

How to Cite

Moreira, A. P., Silva, D., & Filho, J. C. de M. (2021). USO DA PROGRAMAÇÃO LINEAR INTEIRA NA DESIGNAÇÃO DE ENCARGOS DIDÁTICOS: UM ESTUDO DE CASO. Revista Univap, 27(56). https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v27i56.2557

Issue

Section

Ciências Exatas e da Terra