CARAVANA DA CIÊNCIA: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A SERVIÇO DO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS


Autores

  • Julio Cesar Graves ICT UNIFESP
  • Laís Rangel Tsujimoto Ciências e Tecnologia/UNIFESP
  • Zuleika Stefânia Sabino Roque História/PUC

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.941

Resumo

Este trabalho apresenta uma metodologia interdisciplinar para a abordagem do processo ensino-aprendizagem ciências nas escolas de ensino médio. Motiva-se na observação da dificuldade corrente dos docentes em correlacionar o conteúdo programático com ciência - na ótica cotidiana. Sabendo-se das dificuldades relacionadas à infraestrutura das escolas, sobretudo da falta de laboratórios equipados, a metodologia perpassa técnicas de abordagens lúdicas, com materiais de baixo custo e principalmente na mudança de abordagem por parte do docente, de modo a potencializar os conhecimentos prévios dos alunos, os recursos existentes para melhor explicar fenômenos científicos e desse modo, compreender a relação deles de forma contextualizada. Como resultado, espera-se com o programa, que os docentes sejam capazes de revisitar as metodologias empregadas incorporando àquilo que julguem adicionador de valor, motivando o discente a correlacionar às disciplinas e a entender a importância da interdisciplinaridade no contexto singular de sua própria vida, afinal a ciência pode ser materializada em todas nossas percepções da realidade

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Biografia do Autor

Julio Cesar Graves, ICT UNIFESP

Possui graduação em Engenharia Elétrica com enfase em Eletrônica pelo Centro Universitário da FEI (2008) e Titulo de Mestre em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2010). Engenheiro de desenvolvimento de Produto na EMBRAER desde 2010. Já atuou no ramo de consultoria e empresas do ramo automotivo a petróleo. Foi docente cadastrado pela rede SENAI durante 3 anos para disciplinas de eletricidade, eletrônica, eletropneumática, eletrohidráulica, matemática aplicada, logística industrial, CLP e IHM e pela rede SENAC de eletrônica. Atuou como professor em diversas outras áreas, inclusive sob vinculo bolsista para graduação no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Professor de cursinho voluntário de diferentes projetos desde 2011, hoje atua no desenvolvimento de uma escola em uma comunidade carente em São José dos Campos filiado a instituição Universidade do Estado de São Paulo (UNIFESP). No ramo industrial obteve experiencia em validação de requisitos de software e Model Based Design (SIMULINK) em projeto de sistema pneumático do avião Legacy 500 desenvolvido pela EMBRAER em parceria com a MEGGIT Aeroespace (CA-USA). Atuou na validação de caixas eletrônicas para embarcar leis de controle de aeronaves utilizando bancadas de teste e modelagem matemática (SIMULINK) durante o desenvolvimento da tecnologia full fly-by-wire do L500 em parceria com a BAE systems (NY-USA). Formado em Matemática Aplicada e atualmente cursando Bacharel em Ciência e Tecnologia na UNIFESP, atua fortemente em aplicações de leis de controle e modelagem matemática de plantas. Instrutor de MatLab e Simulink na EMBRAER. Desenvolvedor da Embraer System Component Library para modelos matemáticos de alta fidelidade. Desenvolvedor de ferramentas in-house para simulação, controle, identificação de sistemas, pós-processamento de dados, validação de requisitos, modelagem matemática, biblioteca de modelos e outros. Agente de Inovação responsável pela Vice-Presidência Tecnologia e Engenharia da EMBRAER. Revisor do congresso SETI da Embraer. Associado do Grupo de Biomecânica e Forense da UNIFESP para o projeto Mão 3D em parceria com a ONG norte americana e-Nable.

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Publicado

2017-01-25

Como Citar

Graves, J. C., Tsujimoto, L. R., & Roque, Z. S. S. (2017). CARAVANA DA CIÊNCIA: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A SERVIÇO DO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS. Revista Univap, 22(40), 413. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.941