CARAVANA DA CIÊNCIA: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A SERVIÇO DO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS

Julio Cesar Graves, Laís Rangel Tsujimoto, Zuleika Stefânia Sabino Roque

Resumo


Este trabalho apresenta uma metodologia interdisciplinar para a abordagem do processo ensino-aprendizagem ciências nas escolas de ensino médio. Motiva-se na observação da dificuldade corrente dos docentes em correlacionar o conteúdo programático com ciência - na ótica cotidiana. Sabendo-se das dificuldades relacionadas à infraestrutura das escolas, sobretudo da falta de laboratórios equipados, a metodologia perpassa técnicas de abordagens lúdicas, com materiais de baixo custo e principalmente na mudança de abordagem por parte do docente, de modo a potencializar os conhecimentos prévios dos alunos, os recursos existentes para melhor explicar fenômenos científicos e desse modo, compreender a relação deles de forma contextualizada. Como resultado, espera-se com o programa, que os docentes sejam capazes de revisitar as metodologias empregadas incorporando àquilo que julguem adicionador de valor, motivando o discente a correlacionar às disciplinas e a entender a importância da interdisciplinaridade no contexto singular de sua própria vida, afinal a ciência pode ser materializada em todas nossas percepções da realidade

Palavras-chave


Interdisciplinaridade; Ciência; Sustentabilidade, Contextualização, Inclusão.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.941

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