O ENSINO DE PORTUGUÊS EM CURSOS DE ENGENHARIAS E DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM UNIVERSIDADES POTIGUARES: UMA DEMANDA POR UM ENSINO PARA FINS ESPECÍFICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v26i50.2221

Palavras-chave:

Português para fins específicos, letramentos acadêmicos, engenharias, ciência e tecnologia.

Resumo

Na Resolução nº 11/2002, do Conselho Nacional de Educação (BRASIL, 2002), que institui as diretrizes curriculares dos cursos de engenharias nas universidades brasileiras, estabelece-se que o egresso de um curso de engenharia deve saber comunicar-se de forma escrita e oral. Da perspectiva dos Letramentos Acadêmicos (LEA, 2017, LEA; STREET, 1998, 2006), em que se crê que o letramento é uma prática cultural e, portanto, diferenciada pelos contextos em que ocorre, é legítimo questionar como os cursos de engenharia das universidades federais potiguares satisfazem essa demanda legal. O objetivo deste trabalho, portanto, é analisar os modos de institucionalização do ensino de português nos cursos de engenharia dessas instituições e também no curso de bacharelado em ciência e tecnologia, como primeiro ciclo de algumas das engenharias. Para tanto, realizou-se uma análise documental dos projetos pedagógicos dos referidos cursos de três instituições federais localizadas no estado do Rio Grande do Norte. A análise centrou-se em particular na identificação e na caracterização das disciplinas ligadas ao ensino de português, a partir das seguintes unidades de análise: título, ementa e referências bibliográficas.  Os resultados revelam que a maioria das disciplinas voltadas ao ensino de português fundamenta-se em abordagens generalistas, em que não se consideram as necessidades comunicativas específicas da profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário Gleisse das Chagas Martins, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Docente de Língua Portuguesa e Linguística, Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Maria Alice Sales, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Discente do curso de Licenciatura em Letras-Português, Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação - MEC. Conselho Nacional de Educação - CNE. Resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia. Brasília, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES112002.pdf. Acesso em: 30 de jan. de 2019.

CONFEA. Resolução nº 1.010, de 22 de agosto de 2005. Regulamenta as atribuições profissionais inseridas nos sistemas Confea/Crea. Disponível em: http://www.confea.org.br/. Acesso em: 30 de jan. 2019.

CUNHA, J. F. Letramento Acadêmico: Reflexão e Algumas Considerações sobre Cursos de Negócios em Faculdades Privadas Populares. Signum, v. 2, n. 15, p.129-151, dez. 2012.

FIAD, R. S. A escrita na universidade. Revista da ABRALIN, v. 10, n. 4, p. 357-369. 2a. parte, 2011.

FONAPRACE (Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis. IV Pesquisa do perfil do socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das instituições federais de ensino superior brasileiras. Brasília: Fonaprace, 291 p. 2014.

GARCIA JUNIOR, E. F.; ALVES, C. A. L.; MEDEIROS, S. Análise documental: uma metodologia da pesquisa para a Ciência da Informação, v. 1, n. 7, p. 138-150, jul. 2017.

GOURLAY, L. Threshold practices: Becoming a student through academic literacies. London Review of Education, v. 7, n. 2, p. 181-192, 2009.

HEINIG, O. L. O. M.; FRANZEN, B. A. A leitura e a escrita na engenharia: construindo intersecções entre o mundo do trabalho e a academia. Revista de Ensino de Engenharia, v. 32, n. 2, p. 10-18, jan. 2013.

HYLAND, K. English for Specific Purposes: some influences and impacts. In: CUMMINS, J.; DAVIDSON, C. International Handbook of English Language Teaching. Nova York: Springer, 2007, p. 391-399.

LACERDA, N. A.; SOUSA, M. A.; SILVA, M. T. M. Ensino de português para fins específicos: uma análise curricular em projetos pedagógicos de cursos de graduação da UFPI. In: Jornada Nacional do Gelne, 25, 2014, Natal. Anais... Natal: EDUFRN, 2014, p. 246-254.

LEA, M. R. Academic Literacies in Theory and Practice. In: STREET, B. V.; MAY, S. Literacies and Language Education. Cham: Springer, 2017, p. 147-158.

LEA, M. R.; STREET, B. V. O modelo de “letramentos acadêmicos”: teoria e aplicações. Filologia e Linguística Portuguesa, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 477-493, jun. 2014.

LEA, M. R.; STREET, B. V. The “Academic Literacies” model: theory and applications. Theory into Practice, v. 45, n. 4, p. 368-377, 2006.

LEA, M. R.; STREET, B. V. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education. v. 23, n. 2, p. 157-16, 1998.

LILLIS, T. Whose “Common Sense”? Essayist literacy and the institutional practice of mystery. In: JONES, C.; TURNER, J.; STREET, B. (Org.). Students writing in the university: cultural and epistemological issues. Amsterdam: John Benjamins, 1999. p. 127-140.

LONG, M. Second Language Needs Analysis. Cambridge: Cambridge University, 2005.

MARINHO, M. A escrita nas práticas de letramento acadêmico. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 10, n. 2, p.363-386, abr. 2010.

OLIVEIRA, V. F. (Org). Trajetória e estado da arte da formação em Engenharia, Arquitetura e Agronomia – volume I: Engenharias. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, 2010.

RIBEIRO, A. E.; GUIMARÃES, I. F.; SILVA, S. E. C. Aulas de português na formação de engenheiros: expectativas e concepções de alunos e professores de instituição pública em Minas Gerais. Scripta, Belo Horizonte, v. 16, n. 30, p. 117-136, 2012.

IFRN. Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Engenharia de Energia. Natal, 2017. Disponível em: http://portal.ifrn.edu.br/ensino/cursos/cursos-de-graduacao/engenharias/engenharia-de-energia/view. Acesso em: 10 jan. 2019.

UFRN. Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia. Natal, 2017. Disponível em: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/curso/ppp.jsf?lc=pt_BR&id=10320810. Acesso em 10 jan. 2019.

UFERSA. Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia. Mossoró, 2010. Disponível em: https://cet.ufersa.edu.br/apresentacao/. Acesso em: 10 jan. 2019.

Downloads

Publicado

2020-07-01

Como Citar

Martins, M. G. das C., & Sales, M. A. (2020). O ENSINO DE PORTUGUÊS EM CURSOS DE ENGENHARIAS E DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM UNIVERSIDADES POTIGUARES: UMA DEMANDA POR UM ENSINO PARA FINS ESPECÍFICOS. Revista Univap, 26(50), 22–35. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v26i50.2221