LOTEAMENTOS IRREGULARES EM ÁREA DE RISCO A ESCORREGAMENTOS NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP: UM ESTUDO DOS LOTEAMENTOS ÁGUAS DE CANINDÚ I E II E CHACARAS HAVAI
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i41.396Palavras-chave:
Urbanização, áreas de risco, edificações, São José dos Campos.Resumo
Este artigo objetivou quantificar o crescimento das edificações nos loteamentos Águas do Canindú I e II e Chácaras Havaí, ambos irregulares e clandestinos no município de São José dos Campos. Estes se localizam na região norte da cidade, a qual é caracterizada por paisagens típicas serranas do Vale do Paraíba com feições de morros, serras e picos. Ambos os Loteamentos apresentam ocupações urbanas que não obedecem aos aspectos técnicos de construção, instalando-se em declividades impróprias, com condições precárias para recebimento das águas pluviais e servidas. O somatório dos parâmetros, referentes ao meio físico restrito às edificações e as construções desprovidas de conhecimento técnico, resultam em ocorrências de escorregamento em diferentes graus de risco na localidade.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode