A FÍSICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFSP

Autores

  • Natanael Antonio Arantes de Paula Instituto Federal de São Paulo, Ciência e Tecnologia São Paulo, Campus São José dos Campos
  • Leandro Salmagi Coutinho Instituto Federal de São Paulo, Ciência e Tecnologia São Paulo, Campus São José dos Campos
  • Paulo Roberto Barbosa Instituto Federal de São Paulo, Ciência e Tecnologia São Paulo, Campus São José dos Campos http://orcid.org/0000-0003-2993-9743

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1178

Palavras-chave:

Educação, Licenciatura, Matemática, Física, Currículo

Resumo

A prática pedagógica na educação matemática demanda a contextualização dos modelos matemáticos em situações cotidianas do aluno, e na inter-relação com outras áreas do conhecimento, de modo que instituições de ensino têm se esforçado em complementar o currículo de licenciaturas em matemática com disciplinas de áreas correlatas, em especial, a física. Neste trabalho, foram analisados os programas e currículos de cursos de licenciatura em matemática dos diversos campi do Instituto Federal do Estado de São Paulo, e outras instituições de ensino público e privado, com o objetivo de contribuir com uma discussão sobre o papel da física nos cursos de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de São Paulo - IFSP. Uma sistematização dos conteúdos e temas de física mais abordados é apresentada. Esta pesquisa contribui como subsídio para discussões futuras sobre o papel da física nos cursos de Licenciatura em Matemática.

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Biografia do Autor

Paulo Roberto Barbosa, Instituto Federal de São Paulo, Ciência e Tecnologia São Paulo, Campus São José dos Campos

Licenciado em Matemática, Mestre e Doutor em Engenharia Mecânica. Professor do IFSP Campus São José dos Campos

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Publicado

2017-02-17

Como Citar

de Paula, N. A. A., Coutinho, L. S., & Barbosa, P. R. (2017). A FÍSICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFSP. Revista Univap, 22(40), 552. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1178