A FÍSICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFSP

Natanael Antonio Arantes de Paula, Leandro Salmagi Coutinho, Paulo Roberto Barbosa

Resumo


A prática pedagógica na educação matemática demanda a contextualização dos modelos matemáticos em situações cotidianas do aluno, e na inter-relação com outras áreas do conhecimento, de modo que instituições de ensino têm se esforçado em complementar o currículo de licenciaturas em matemática com disciplinas de áreas correlatas, em especial, a física. Neste trabalho, foram analisados os programas e currículos de cursos de licenciatura em matemática dos diversos campi do Instituto Federal do Estado de São Paulo, e outras instituições de ensino público e privado, com o objetivo de contribuir com uma discussão sobre o papel da física nos cursos de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de São Paulo - IFSP. Uma sistematização dos conteúdos e temas de física mais abordados é apresentada. Esta pesquisa contribui como subsídio para discussões futuras sobre o papel da física nos cursos de Licenciatura em Matemática.

Palavras-chave


Educação; Licenciatura; Matemática; Física; Currículo

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DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1178

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