DA ATENÇÃO PRIMÁRIA AO SERVIÇO DE REFERÊNCIA NEUROLÓGICA: ANÁLISE DE ENCAMINHAMENTOS E INTEGRAÇÃO ENTRE OS NÍVEIS

Ronaldo Urias Mendonça, Ronilson Ferreira Freitas, Elaine Veloso Rocha Urias, Antônio Prates Caldeira, Josiane Santos Brant Rocha, Daniela Araújo Veloso Popoff

Resumo


Este estudo teve como objetivo verificar a necessidade dos encaminhamentos da atenção primária ao serviço público de referência neurológica, o tempo de espera para esta consulta especializada, a prevalência de patologias atendidas pela neurologia e a integração entre os diferentes níveis de atenção. Tratou-se de estudo epidemiológico, transversal, quantitativo, descritivo que analisou a necessidade, motivo, tempo de espera, concordância entre diagnóstico da atenção primária a saúde e do neurologista, necessidade de exames complementares, destino dos pacientes e integração entre os níveis de assistência. Participaram 400 indivíduos, maioria da zona urbana, femininos, casados, pardos, baixa renda e mais de 5 anos de estudo. O tempo de espera variou de zero a 2357 dias, 68% dos atendimentos foram primeira consulta, 96,3% não possuíam ficha de referência e contra referência. Cerca de 50% dos casos considerados simples não necessitando de acompanhamento neurológico, nem exames complementares. Poucos encaminhamentos possuíam hipótese diagnóstica. As patologias mais prevalentes foram cefaleia, epilepsia e doença cerebrovascular. A análise estatística dos dados utilizando o SPSS® por medidas de tendência central, desvio padrão, frequência simples e relativa, teste qui- quadrado (p < 0,05) permitiu concluir que o tempo de espera é longo, não existe integração entre os níveis, nem critérios definidos para encaminhamento.

Palavras-chave


Atenção primária à saúde; neurologia; Saúde Pública.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v25i47.2078

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.