ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E OS FATORES ASSOCIADOS EM IDOSOS PARTICIPANTES DE GRUPO DE CONVIVÊNCIA

Ronilson Ferreira Freitas, Cleber Cesar Mendes Vieira Júnior, André Ferreira Santos, Beatriz Rezende Marinho da Silveira, Josiane Santos Brant Rocha

Resumo


O envelhecimento é uma fase da vida marcada por transformações, sobretudo no perfil antropométrico. Nos idosos ocorre uma perda progressiva de massa magra, com aumento da proporção de gordura corpórea, além da diminuição da estatura, relaxamento da musculatura abdominal e alteração da elasticidade da pele. Com isso o idoso fica frágil e vulnerável a doenças associadas, como doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, afetando a qualidade de vida e o aumento da mortalidade. Diante desse pressuposto, esse estudo objetivou identificar a associação do Índice de Massa Corporal com os fatores sociodemográficos, hábitos de vida, hábitos alimentares, fatores clínicos e medidas antropométricas de idosos participantes de grupo de convivência de Montes Claros, Minas Gerais. Trata-se de um estudo epidemiológico do tipo analítico, transversal e quantitativo. Os dados foram coletados a partir de um questionário que abordava aspectos sociodemográficos, econômicos, hábitos de vida, hábitos alimentares, fatores clínicos e medidas antropométricas. Foram avaliados 49 idosos com média de idade de 69±6,88 anos. Houve prevalência de idosos com CA e RCQ alterados (69,4%; 75,5%), respectivamente. Pode-se observar ainda que 46,9% dos idosos estão com sobrepeso, e 18,3% obesos. Houve associação significativa da alteração do IMC com a variável cor da pele (p= 0,043), tratamento para perda de peso (p= 0,034), ingestão de refrigerante, mais de três vezes na semana (p=0,001), comer carne vermelha com gordura (p=0,011) e circunferência abdominal (p= 0,000).


Palavras-chave


Idoso; obesidade; sobrepeso; índice de massa corpora; epidemiologia.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v25i47.2011

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.