DESEMPENHO DE CULTIVARES DE ALFACE DO GRUPO CRESPA EM JATAÍ-GO

Júnio César de Souza Lima, Letícia Martins de Sousa, Geraldo Milanez de Resende, Jony Eishi Yuri, Jose Hortencio Mota

Resumo


A alface é considerada a hortaliça folhosa mais consumida no Brasil, sendo que a escolha e determinação das cultivares a serem plantadas nas diferentes regiões, influência diretamente na produtividade da mesma. Objetivou-se com esse trabalho avaliar o comportamento de cinco cultivares de alface (Brida, Amanda, Cristal, Invicta e Verônica) do grupo solta crespa nas condições de Jataí-GO. O experimento foi instalado em delineamento de blocos casualizados com 4 repetições. As características avaliadas foram: altura e diâmetro de planta, número total de folhas, diâmetro e comprimento do caule, massa fresca total, comercial e do caule e percentual de massa seca. Verificou-se que apenas as características altura de plantas, comprimento do caule, diâmetro do caule, massa fresca do caule e massa fresca comercial apresentaram diferenças estatísticas em relação às cultivares avaliadas. As cultivares que apresentaram os maiores valores de massa fresca comercial foram Brida, Cristal e Verônica.


Palavras-chave


Lactuca sativa L., cultivares e produtividade.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.507

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.