QUALIDADE DOS TOMATES DE MESA COMERCIALIZADOS EM JATAÍ – GO

Yuri Fernando Lino Ferreira, Letícia Martins de Sousa, Jose Hortencio Mota

Resumo


Este estudo teve por objetivo realizar um levantamento da qualidade dos tomates de mesa comercializados no município de Jataí – GO. A amostragem foi realizada de forma aleatória em sete estabelecimentos comerciais. Para a avaliação da qualidade, as variáveis analisadas foram peso, diâmetro, comprimento e espessura da parede de cada fruto. Sendo também realizadas classificações quanto ao formato, coloração e quantidade de defeitos além da determinação do teor dos sólidos solúveis (brix). Os resultados obtidos foram avaliados por meio de estatística descritiva. Verificou-se que os frutos de tomate comercializados em Jataí apresentaram padrão similar em todos os estabelecimentos amostrados, sendo caracterizados por apresentarem coloração salada com tamanho pequeno e com ausência de defeitos ou injúrias.

Palavras-chave


Lycopersicon esculentum Mill, classificação de hortaliças, pós-colheita.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.531

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.