DETERMINAÇÃO DA EFICÁCIA DE DIFERENTES SOLVENTES ORGÂNICOS NA DISSOLUÇÃO DOS CORANTES NATURAIS BIXINA E NORBIXINA
Resumo
Resumo: Nos últimos anos, os pigmentos naturais de urucum têm sido substancialmente utilizados pelas indústrias de alimentos para dar cor a produtos tais como: massas alimentícias, cereais, produtos de panificação, gelados comestíveis, sobremesas, condimentos, etc. Dentre esses pigmentos destaca-se a bixina, um éster monometílico do ácido dicarbixílico alfa-norbixina pouco solúvel em óleo e anorbixina um caratenóide diácido carboxilico. Em virtude da crescente aplicação industrial dos corantes naturais, este trabalho teve como objetivo determinar a solubilidade desses pigmentos em diferentes solventes, por meio de espectrofotometria UV-vis. Foram preparadas soluções sob as mesmas condições, utilizando-se os solventes: acetona, álcool etílico, álcool isopropílico, dimetilsulfóxido e clorofómio. A absorbância foi medida em função do comprimento de onda de cada solução por meio da análise dos espectros de UV-Vis, na região de 800 a 200 nm. Os dados obtidos referentes às análises no UV-Vis confirmaram a maior eficácia do Dimetilsulfóxido (DMSO) na dissolução da bixinae e da acetona para o norbixina em relação aos outros solventes.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.934
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Revista Univap
A Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.
- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP
- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL
O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap.
Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:
O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.