INFORMAÇÃO COLORIMÉTRICA DE MORANGOS REVESTIDOS COM AMIDO MODIFICADO

Aline Inacio Alves, Danielle Inacio Alves, Samuel de Assis Silva, Sergio Henriques Saraiva

Resumo


Com este trabalho se objetivou utilizar o processamento digital de imagens para avaliar, ao longo do tempo de armazenamento, a qualidade de morangos revestidos com amido modificado. O experimento foi desenvolvido na Universidade Federal do Espírito Santo. Amostras de morango foram imersas em revestimento à base de amido, sendo o grupo controle (sem revestimento) imerso em água destilada estéril, nas mesmas condições. Os morangos foram avaliados quanto à reflectância nos comprimentos de onda do espectro eletromagnético do visível (400 a 700nm), através do processamento digital de imagens. Foram obtidas imagens em três épocas distintas ao longo do período de armazenamento dos morangos. O delineamento estatístico utilizado foi o inteiramente casualizado com quatro repetições. A utilização de técnicas de processamento digital de imagens foi eficiente para estudar o comportamento de morangos durante o período de armazenamento. O biofilme comestível à base de amido modificado apresentou melhores resultados que a testemunha, retardando o apodrecimento dos morangos e mantendo, por mais tempo, a qualidade dos frutos.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.752

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.