VARIABILIDADE ESPACIAL DOS ÍNDICES DRIS DO NITROGÊNIO E DO POTÁSSIO NA CULTURA DO MAMOEIRO

Mariana Lima de Jesus, Abel de Souza Fonseca, Alexandre Cândido Xavier, Samuel de Assis Silva, Lucas Barbosa Laurindo, Julião Soares de Souza Lima

Resumo


Tendo em vista a importância do N e do K no fomento do crescimento vegetativo e do estádio de florescimento do mamoeiro e de sua influencia no equilíbrio nutricional da lavoura  objetivou-se com esse estudo quantificar a variabilidade espacial dos índices DRIS do N e do K de mamoeiro produzido no norte capixaba e correlacionar linearmente e espacialmente seus valores com a produtividade e o índice de balanço nutricional da lavoura. O estudo foi realizado com dados de produtividade e de teores foliares (macronutrientes: N, P, K, Ca, Mg, S; e micronutrientes: Zn e Mn.) do pecíolo do mamoeiro de 129 pontos georreferenciados, de uma lavoura comercial de mamão, no município de São Mateus-ES. Esse teores foliares foram utilizados para calculo dos Índice DRIS e do índice de balanço nutricional (IBN). Os índices DRIS do N e do K apresentaram dependência espacial, ajustando-se aos modelos exponencial e esférico, respectivamente. Apenas o IDK apresentou correlação linear com a produtividade. 

Palavras-chave


Agricultura de precisão; Geoestatística; Carica papaya; estado nutricional; DRIS.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.670

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap, e-ISSN 2237-1753, é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 8 indexadores e 1 diretório:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.