ANÁLISE DE EXTREMOS DE TEMPERATURA MÁXIMA DO AR NA REGIÃO OESTE DA BAHIA

Silvia Oliveira Dayube, Mariana Lima de Jesus, Luis Moreira de Araújo Júnior, Marcos Antonio Vanderlei Silva

Resumo


Extremos climáticos consistem em eventos cuja variável contenha valores com grande desvio em relação a sua tendência estatística, os quais são peculiares para cada região e apresentam potencial para influenciar nas atividades agropecuárias locais. Logo, objetivou-se descrever e analisar a tendência da variabilidade dos extremos elevados de temperatura do ar obtidos na estação convencional da cidade de Barreiras, Bahia. A análise foi realizada utilizando dados de temperatura máxima do ar registrados em frequência diária do ano de 1995 ao ano de 2014, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Os valores extremos elevados foram definidos como sendo aqueles superiores ao nono decil. Os valores do nono decil apresentaram média de 37,46ºC. Observou-se que houve uma tendência de diminuição da frequência em que ocorrem extremos de temperatura elevada.


Palavras-chave


Análise de regressão; Temperatura instantânea; Estimador.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1080

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.