ATRIBUTOS QUÍMICOS DO SOLO PARA ESTIMATIVA DA PRODUTIVIDADE DE CAFÉ COM BASE EM COMPONENTES PRINCIPAIS

Lais Barreto Franco, Jorge Tadeu Fim Rosas, Michel de Assis Silva, Julião Soares de Souza Lima, Samuel de Assis Silva

Resumo


Com esse trabalho se objetivou utilizar a análise de componentes principais para determinar a fertilidade do solo e estimar a produtividade do café arábica, através de regressão múltipla. A pesquisa foi desenvolvida em uma lavoura cultivada com Coffea arabica L., variedade catucaí. Construiu-se uma grade irregular com 100 pontos amostrais. As amostras de solo foram realizadas em cada ponto, para avaliar os macro e micronutrientes. A produção foi avaliada em julho e convertida em valores de produção de café beneficiado por hectare. Os valores encontrados foram submetidos a uma análise de componentes principais (PCA). Às componentes foram ajustados modelos de regressão linear múltipla para estimar a produtividade. A análise geoestatística foi utilizada para quantificar a dependência espacial. Comprovada a dependência, construiu-se mapas temáticos. A PCA foi capaz de reduzir a dimensão da fertilidade do solo. A estimativa de produtividade à partir de modelos de regressão múltipla utilizando PCA minimizou a amplitude de variação do rendimento da cultura do café, sem causar sub ou super-estimativas.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.747

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.