MÉTODO DE INTERPOLAÇÃO COKRIGAGEM NA ESTIMATIVA DO DAP DA SERINGUEIRA

Autores

  • Marcelo Soares Altoe Universidade Federal do Espirito Santo, Campus de Alegre.
  • João Marcelo Soares Pereira Universidade Federal do Espirito Santo, mestrando em Ciências Florestais, Campus de Alegre.
  • Samuel Assis Silva Universidade federal do Espirito Santo
  • Julião Soares de Souza Lima Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1461

Palavras-chave:

Semivariograma cruzado, Krigagem, Desenvolvimento inicial.

Resumo

Este trabalho foi realizado na cultura da seringueira avaliando o DAP (diâmetro a altura do peito) e DBT (diâmetro da base do tronco) das árvores (clone Fx 3864), coletados aos trinta e aos quarenta e dois meses após plantio das mudas. O objetivo foi estudar a variabilidade espacial destas variáveis e utilizar o DBT como covariável para estimar por cokrigagem o DAP nas duas medições. A seringueira foi plantada no espaçamento 3x7m. Na área foi demarcada uma malha amostral com 200 plantas, sendo cada ponto amostral no espaçamento 6x7 m. Nas duas medições obteve-se o DAP1 de 4,40 cm, o DBT1 de 5,61 cm, o DAP2 de 5,38 cm e o DBT2 de 6,64 cm, respectivamente. As variáveis apresentaram forte grau de dependência espacial, com ajustes dos semivariogramas ao modelo exponencial aos trinta meses e o esférico aos quarenta e dois meses, apresentando o mesmo padrão de distribuição espacial em cada medição, com alcances variando de 9,0 a 12,0 m. Os mapas construídos por krigagem e cokrigagem apresentaram forte similaridade para as duas variáveis na área, em cada medição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Soares Altoe, Universidade Federal do Espirito Santo, Campus de Alegre.

Graduando em Agronomia, Campus de Alegre/CCAE-UFES

João Marcelo Soares Pereira, Universidade Federal do Espirito Santo, mestrando em Ciências Florestais, Campus de Alegre.

Engenheiro Civil, mestrando em Ciências Florestais, CCAE-UFES

Samuel Assis Silva, Universidade federal do Espirito Santo

Engnheiro Agronomo, professor do Departamento de Engenharia Rural, área de mecanização agrícola/CCAE-UFES

Julião Soares de Souza Lima, Universidade Federal do Espírito Santo

Engenheiro Agrícola pela UFV, Mestre em Maquinas Agrícolas pela Unicamp e Doutor em Ciências Florestais pela UFV. Professor Titular do Departamento de Engenharia Rural, do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias da UFES. Ministro as disciplas da área de Mecanização Agrícola.

Downloads

Publicado

2017-04-04

Como Citar

Altoe, M. S., Pereira, J. M. S., Silva, S. A., & Lima, J. S. de S. (2017). MÉTODO DE INTERPOLAÇÃO COKRIGAGEM NA ESTIMATIVA DO DAP DA SERINGUEIRA. Revista Univap, 22(40), 704. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1461

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>