MÉTODO DE INTERPOLAÇÃO COKRIGAGEM NA ESTIMATIVA DO DAP DA SERINGUEIRA

Marcelo Soares Altoe, João Marcelo Soares Pereira, Samuel Assis Silva, Julião Soares de Souza Lima

Resumo


Este trabalho foi realizado na cultura da seringueira avaliando o DAP (diâmetro a altura do peito) e DBT (diâmetro da base do tronco) das árvores (clone Fx 3864), coletados aos trinta e aos quarenta e dois meses após plantio das mudas. O objetivo foi estudar a variabilidade espacial destas variáveis e utilizar o DBT como covariável para estimar por cokrigagem o DAP nas duas medições. A seringueira foi plantada no espaçamento 3x7m. Na área foi demarcada uma malha amostral com 200 plantas, sendo cada ponto amostral no espaçamento 6x7 m. Nas duas medições obteve-se o DAP1 de 4,40 cm, o DBT1 de 5,61 cm, o DAP2 de 5,38 cm e o DBT2 de 6,64 cm, respectivamente. As variáveis apresentaram forte grau de dependência espacial, com ajustes dos semivariogramas ao modelo exponencial aos trinta meses e o esférico aos quarenta e dois meses, apresentando o mesmo padrão de distribuição espacial em cada medição, com alcances variando de 9,0 a 12,0 m. Os mapas construídos por krigagem e cokrigagem apresentaram forte similaridade para as duas variáveis na área, em cada medição.


Palavras-chave


Semivariograma cruzado; Krigagem; Desenvolvimento inicial.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1461

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.