UMA DISCUSSÃO DO PROCESSO DA URBANIZAÇÃO BRASILEIRA, POLÍTICAS PÚBLICAS E O DESENVOLVIMENTO DO ESPAÇO HOTELEIRO

Autores

  • Lincoln Augusto Taddeo Firoozmand Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP. http://orcid.org/0000-0002-2033-3537
  • Sandra Maria Fonseca da Costa Planejamento Urbano e Regional/Universidade do Vale do Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.729

Palavras-chave:

Urbanização, Políticas Públicas, Desenvolvimento, Hotelaria

Resumo

O presente trabalho busca discutir o processo de urbanização brasileira e as suas relações com as políticas públicas e a expansão do parque hoteleiro. A intensificação da urbanização no Brasil constitui-se de um fenômeno da segunda metade do século XX. As suas características manifestam-se de diversas formas, muitas vezes com o incentivo de políticas públicas que favorecem o investimento do capital privado como, por exemplo, o Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND). Dentro desta temática pretende-se compreender como a urbanização brasileira atrelada às políticas de desenvolvimento favoreceram o surgimento do espaço hoteleiro. Ressalta-se a discussão sobre a relação entre o Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND) e o favorecimento do investimento do capital privado hoteleiro, além de uma apresentação de dados estatísticos do número de estabelecimentos de hospedagem e o número de unidades habitacionais, segundo as principais capitais do território brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lincoln Augusto Taddeo Firoozmand, Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP.

Mestrando em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade do Vale do Paraíba (2016-2018). Graduado em História pela Universidade do Vale do Paraíba (2004-2006). Especialista em Administração de Recursos Humanos pela Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP (2007-2008). Sócio-Diretor da LAT&F Consultoria e Treinamento de Luxo (2010 - Atual) empresa especializada em educação corporativa no Brasil e em países da América Latina. É Coaching pela SBC (Sociedade Brasileira de Coaching) - Personal & Professional Coach e Leader Coach. Atua em atividades acadêmicas como professor de Pós-Graduação (2010 - Atual) nos cursos de Gestão de Pessoas da Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP nas disciplinas de Clima e Cultura Organizacional, Técnicas de Avaliação de Desempenho, Técnicas de Comunicação Interna e Treinamento & Desenvolvimento, e no curso de Pós-Graduação em Administração de Empresas, lecionando na disciplina de Gestão de Talentos. Além disso, é professor convidado da banca do curso de Gestão de Pessoas e orientador de conteúdo e metodologia científica. É membro da ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) e ABTD (Associação Brasileira de Treinamento & Desenvolvimento).

Downloads

Publicado

2017-01-11

Como Citar

Firoozmand, L. A. T., & Costa, S. M. F. da. (2017). UMA DISCUSSÃO DO PROCESSO DA URBANIZAÇÃO BRASILEIRA, POLÍTICAS PÚBLICAS E O DESENVOLVIMENTO DO ESPAÇO HOTELEIRO. Revista Univap, 22(40), 280. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.729

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>