ATORES, POLÍTICAS PÚBLICAS E EXPANSÃO URBANA NO MUNICÍPIO DE MONTE SIÃO, MG, ENTRE 1962 E 2012

Autores

  • Rafael Lúcio da Silva Prefeitura Municipal de Monte Sião
  • Sandra Maria Fonseca da Costa UNIVAP

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v23i42.1761

Palavras-chave:

Planejamento urbano, políticas públicas, expansão urbana, eixos de crescimento.

Resumo

Este estudo propõe, a partir de uma abordagem teórica e um estudo empírico, compreender as relações inseridas no processo de expansão urbana, levando em consideração os diferentes agentes estruturadores do espaço urbano. Para tanto, estudamos a cidade de Monte Sião, localizada no sul do Estado de Minas Gerais, Microrregião Geográfica de Pouso Alegre, município limítrofe com o Estado de São Paulo, considerada a “Capital Nacional do Tricô”. A hipótese, ora abordada, é que, com o declínio da atividade rural no município de Monte Sião e a consolidação de uma nova atividade econômica com a especialização na produção de malhas e a diversificação do setor têxtil, impulsionado pelo turismo, o foco de investimentos da população passou a ser o mercado de terras, o que promoveu uma expansão acelerada do perímetro urbano, a partir da década 1970, e atraiu grande contingente populacional de outros estados. O desenvolvimento desta nova economia no município propiciou uma rápida expansão do perímetro urbano e grande valorização da terra urbana, o que causou uma nova estruturação do espaço urbano local. Foi quantificada a expansão urbana da cidade de Monte Sião-MG, entre 1962 e 2012, utilizando-se fotografias aéreas e imagens de satélite, bem como e estudada a relação entre esse crescimento e os aspectos socioeconômicos e político-institucionais, nesse período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Lúcio da Silva, Prefeitura Municipal de Monte Sião

Geógrafo, formado pela UNIVAP e mestre em Planejamento Urbano e Regional, pela UNIVAP. Professor de Geografia do Estado de Minas Gerais.

Sandra Maria Fonseca da Costa, UNIVAP

http://lattes.cnpq.br/4480639361832564

Downloads

Publicado

2017-07-31

Como Citar

Silva, R. L. da, & Costa, S. M. F. da. (2017). ATORES, POLÍTICAS PÚBLICAS E EXPANSÃO URBANA NO MUNICÍPIO DE MONTE SIÃO, MG, ENTRE 1962 E 2012. Revista Univap, 23(42), 18–34. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v23i42.1761

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>