PARTICIPAÇÃO POPULAR DOS MORADORES DE RUA NA GESTÃO PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE, RS

Autores

  • Cristiane Martins Lima Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP
  • José Oswaldo Soares Oliveira Pesquisador e Professor Doutor em Planejamento Urbano e Regional- IP&D da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP)

DOI:

https://doi.org/10.18066/revunivap.v18i32.60

Palavras-chave:

Planejamento Participativo, Politicas Públicas, Moradores sem domicilio institucional

Resumo

Este artigo tem como tema a trajetória de um grupo de moradores de rua do município de Porto Alegre, RS, que, contrariando as tendências, instituíram o Fórum da População Adulta em Situação de Rua com o objetivo de inserir suas demandas sociais no Orçamento Participativo do município. Tendo sido criado a partir da setorização por bairros, este instrumento não considerava a participação de pessoas em movimento como é o caso dos cidadãos sem domicílio.  Com o apoio de Organizações Não Governamentais, os integrantes do Fórum atingiram o objetivo, demonstrando que a participação popular está ligada às lutas sociais e representa ampliação de cidadania ainda que limitada, isto é, sem alterar as condições estruturais de trabalho e de vida dessa população.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Martins Lima, Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP

Formada em Direito pela Universidade do Vale do Paraíba em 1992, advogada e Mestranda em Planejamento Urbano e Regional pelo IP&D da UNIVAP desde 2010.

José Oswaldo Soares Oliveira, Pesquisador e Professor Doutor em Planejamento Urbano e Regional- IP&D da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP)

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Taubaté (1985), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade de Taubaté; pesquisador bolsista da Universidade do Vale do Paraíba; e, pesquisador associado do LAPSI-IP-USP. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Teoria do Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: politicas publicas, teoria da urbanização, planejamento urbano e regional e teoria e metodologia do planejamento.

Downloads

Publicado

2012-12-20

Como Citar

Lima, C. M., & Oliveira, J. O. S. (2012). PARTICIPAÇÃO POPULAR DOS MORADORES DE RUA NA GESTÃO PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE, RS. Revista Univap, 18(32), 161–172. https://doi.org/10.18066/revunivap.v18i32.60

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas