INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR FUNDACIONAIS DO ESTADO DE SANTA CATARINA: COMPROMISSOS COM O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Autores

  • Argos Gumbowsky Universidade do Contestado - UnC Campus Universitário de Canoinhas

DOI:

https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i36.289

Palavras-chave:

desenvolvimento regional, ensino superior municipal, políticas públicas.

Resumo

O artigo objetiva apresentar aspectos relevantes da evolução das Instituições de Ensino Superior Fundacionais Municipais no estado de Santa Catarina, que almejava, na sua gênese, contribuir para o desenvolvimento regional. Discute-se, ainda, o conflito entre o seu compromisso original de fomentar o desenvolvimento regional, transitando por um período de mercantilização do ensino superior e, mais recentemente, convivendo com políticas públicas que ampliam o acesso ao ensino superior gratuito. Quanto à metodologia da pesquisa adotada, assume características de pesquisa documental, bibliográfica e histórica. Na primeira década do século XXI, políticas públicas ampliaram a oferta de cursos e vagas gratuitas, gerando novos desafios para sua sobrevivência e cumprimento do seu compromisso primeiro, isto é, promover o desenvolvimento regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Argos Gumbowsky, Universidade do Contestado - UnC Campus Universitário de Canoinhas

Licenciado em Pedagogia pela Fundação das Escola do Planalto Norte Catarinense (FUNPLOC). Especialista em Metodologia do Ensino pela Universidade Federal do Paraná (UFPr). Mestre em Educação: Ensino Superior, pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de pesquisa Universidade: teoria e prática. Atuação profissional: Professor efetivo do quadro do magistério público estadual. No ensino superior é docente credenciado pela Universidade do Contestado (UnC). Docente em curso de graduação. Integrante do corpo docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional como responsável pelas disciplinas Universidade e Desenvolvimento Regional e Políticas Educacionais e Desenvolvimento Regional . Integra o banco de avaliadores do MEC/INEP e do CEE/SC. Líder do grupo de pesquisa Educação, Política e Sociedade.

Downloads

Publicado

2015-01-05

Como Citar

Gumbowsky, A. (2015). INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR FUNDACIONAIS DO ESTADO DE SANTA CATARINA: COMPROMISSOS COM O DESENVOLVIMENTO REGIONAL. Revista Univap, 20(36), 83–97. https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i36.289

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas