INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR FUNDACIONAIS DO ESTADO DE SANTA CATARINA: COMPROMISSOS COM O DESENVOLVIMENTO REGIONAL
DOI:
https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i36.289
Resumo
O artigo objetiva apresentar aspectos relevantes da evolução das Instituições de Ensino Superior Fundacionais Municipais no estado de Santa Catarina, que almejava, na sua gênese, contribuir para o desenvolvimento regional. Discute-se, ainda, o conflito entre o seu compromisso original de fomentar o desenvolvimento regional, transitando por um período de mercantilização do ensino superior e, mais recentemente, convivendo com políticas públicas que ampliam o acesso ao ensino superior gratuito. Quanto à metodologia da pesquisa adotada, assume características de pesquisa documental, bibliográfica e histórica. Na primeira década do século XXI, políticas públicas ampliaram a oferta de cursos e vagas gratuitas, gerando novos desafios para sua sobrevivência e cumprimento do seu compromisso primeiro, isto é, promover o desenvolvimento regional.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-01-05
Como Citar
Gumbowsky, A. (2015). INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR FUNDACIONAIS DO ESTADO DE SANTA CATARINA: COMPROMISSOS COM O DESENVOLVIMENTO REGIONAL. Revista Univap, 20(36), 83–97. https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i36.289
Edição
Seção
Ciências Sociais Aplicadas
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i36.289Resumo
O artigo objetiva apresentar aspectos relevantes da evolução das Instituições de Ensino Superior Fundacionais Municipais no estado de Santa Catarina, que almejava, na sua gênese, contribuir para o desenvolvimento regional. Discute-se, ainda, o conflito entre o seu compromisso original de fomentar o desenvolvimento regional, transitando por um período de mercantilização do ensino superior e, mais recentemente, convivendo com políticas públicas que ampliam o acesso ao ensino superior gratuito. Quanto à metodologia da pesquisa adotada, assume características de pesquisa documental, bibliográfica e histórica. Na primeira década do século XXI, políticas públicas ampliaram a oferta de cursos e vagas gratuitas, gerando novos desafios para sua sobrevivência e cumprimento do seu compromisso primeiro, isto é, promover o desenvolvimento regional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode