INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR FUNDACIONAIS DO ESTADO DE SANTA CATARINA: COMPROMISSOS COM O DESENVOLVIMENTO REGIONAL
DOI:
https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i36.289
Abstract
O artigo objetiva apresentar aspectos relevantes da evolução das Instituições de Ensino Superior Fundacionais Municipais no estado de Santa Catarina, que almejava, na sua gênese, contribuir para o desenvolvimento regional. Discute-se, ainda, o conflito entre o seu compromisso original de fomentar o desenvolvimento regional, transitando por um período de mercantilização do ensino superior e, mais recentemente, convivendo com políticas públicas que ampliam o acesso ao ensino superior gratuito. Quanto à metodologia da pesquisa adotada, assume características de pesquisa documental, bibliográfica e histórica. Na primeira década do século XXI, políticas públicas ampliaram a oferta de cursos e vagas gratuitas, gerando novos desafios para sua sobrevivência e cumprimento do seu compromisso primeiro, isto é, promover o desenvolvimento regional.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-01-05
How to Cite
Gumbowsky, A. (2015). INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR FUNDACIONAIS DO ESTADO DE SANTA CATARINA: COMPROMISSOS COM O DESENVOLVIMENTO REGIONAL. Revista Univap, 20(36), 83–97. https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i36.289
Issue
Section
Ciências Sociais Aplicadas
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i36.289Abstract
O artigo objetiva apresentar aspectos relevantes da evolução das Instituições de Ensino Superior Fundacionais Municipais no estado de Santa Catarina, que almejava, na sua gênese, contribuir para o desenvolvimento regional. Discute-se, ainda, o conflito entre o seu compromisso original de fomentar o desenvolvimento regional, transitando por um período de mercantilização do ensino superior e, mais recentemente, convivendo com políticas públicas que ampliam o acesso ao ensino superior gratuito. Quanto à metodologia da pesquisa adotada, assume características de pesquisa documental, bibliográfica e histórica. Na primeira década do século XXI, políticas públicas ampliaram a oferta de cursos e vagas gratuitas, gerando novos desafios para sua sobrevivência e cumprimento do seu compromisso primeiro, isto é, promover o desenvolvimento regional.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International.
This license allows others to distribute, remix, tweak, and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode