ANALISE ESPACIAL DA CONCENTRAÇÃO DE NITROGENIO E FÓSFORO NO TECIDO FOLIAR DO CAFEEIRO CONILON

Abel Souza da Fonseca, Mariana Lima de Jesus, Tiago Machado da Silva, Samuel de Assis Silva, Julião Soares de Souza Lima

Resumo


O conhecimento da variabilidade dos fatores que afetam a produtividade é importante para o manejo da cultura, planejamento de esquemas de amostragem e gerenciamento de práticas agrícolas. O estudo foi realizado com a coleta de folhas recém-maduras para determinação dos teores de P e K. Fez-se a análise de estatística descritiva e geoestatística dos teores foliares. Definida a dependência espacial, foram confeccionados mapas temáticos por meio da krigagem ordinária. Ambos os nutrientes apresentaram dependência espacial na área, sendo que a geoestatística permitiu mapear a variabilidade espacial e identificar diferentes zonas de manejo na área. Os resultados mostram deficiência de N e P na área, sendo que essa deficiência foi menor para o P. Os mapas identificam as regiões na área que devem receber maior atenção no momento da aplicação de adubos nitrogenados e fosfatados.

Palavras-chave


Estado nutricional, geoestatística, variabilidade espacial, Coffea canephora

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1508

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.