MECANISMOS DE AÇÃO DO EXTRATO AQUOSO DE Piper amalago EM CÉLULAS MERISTEMÁTICAS DE Lactuca sativa

Thammyres de Assis Alves, Maikon Keoma da Cunha Henrique, Rondinelle Giordane Costa

Resumo


Para manutenção da segurança alimentar o uso de agrotóxicos tem aumentado em todo o mundo, sendo o Brasil o seu maior consumidor desde 2009. Porém, os danos ambientais e à saúde humana, causados por essas substâncias sintéticas, tem provocado preocupações. Uma forma de amenizar o uso dos agrotóxicos é substituí-los totalmente ou em partes por compostos naturais, encontrados em plantas. Piper amalago é uma espécie que possui diferentes compostos químicos em sua constituição, tais como: alcaloides, amidos, terpenos e esteroides, o que determina nas suas diferentes atividades biológicas. Em virtude da sua constituição química, essa espécie é indicada para estudos de alelopatia. Assim, o presente trabalho objetivou avaliar o potencial mutagênico do extrato aquoso de P.  amalago através de bioensaio em Lactuca sativa. Para isso, análises de fitotoxicidade e citotoxicidade foram realizadas. Os dados obtidos foram submetidos ao teste de Dunnett com 5% de significância. Os resultados demonstram o potencial mutagênico do extrato aquoso de P. amalago em L. sativa, bem como, seus mecanismos de ação: clastogênicos e aneugênicos.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.884

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.