EMISSÕES SOLARES TIPO-U E TIPO-J DECIMÉTRICAS REGISTRADAS PELO BRAZILIAN SOLAR SPECTROSCOPE (BSS)

José Augusto S. S. Dutra, Francisco C. R. Fernandes, Rafael D. Cunha-Silva

Resumo


Neste trabalho são apresentados os resultados da análise de cinco emissões solares tipo-U e tipo-J registradas pelo rádio espectrógrafo “Brazilian Solar Spectroscope” (BSS) em frequências decimétricas (1,0 – 2,5 GHz), entre junho de 2000 e outubro de 2001. As características espectro-temporais das emissões foram medidas a partir dos espectros dinâmicos. Considerando a emissão de plasma no segundo harmônico, foram inferidos os seguintes parâmetros da fonte emissora: densidade de fluxo inferior a 20 – 80 u.f.s.; comprimento dos arcos magnéticos da ordem de (0,3 – 5,1) ´ 1010 cm; velocidade dos feixes de elétrons de (0,47 – 1,16) ´ 105 km/s; densidade máxima dos feixes de elétrons de (0,56 - 1,95) ´ 105 cm-3; máximo de (2,53 – 7,37) ´ 1031 elétrons no feixe; temperatura do topo dos arcos magnéticos de (2,5 – 15,5) ´ 106 K; e limite inferior para a intensidade do campo magnético na região do plasma confinado de 7 – 22 G. Os resultados são comparados com determinações publicadas na literatura.



Palavras-chave


Flares solares, emissão decimétrica, emissões tipo-U e tipo-J

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revunivap.v19i33.115

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.