O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES


Authors

  • Vanessa Fagundes Campos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Caroline Palacio de Araujo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Aline Tintori Mantovani Universidade Federal do Espírito Santo
  • Kalia Dável Grecco Universidade Federal do Espírito Santo
  • Janete Valani Universidade Federal do Espírito Santo
  • Kênia Rezende Universidade Federal do Espírito Santo
  • Elias Terra Werner Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.815

Abstract

As tecnologias se difundiram em todas as esferas da sociedade, possibilitando um vasto acesso à informação para grande parte da população. Na educação, a inserção da tecnologia como ferramenta de ensino enfrenta várias dificuldades, na qual é usada de forma limitada na sala de aula. Esta pesquisa teve como objetivo identificar os principais obstáculos enfrentados pelos professores na utilização de recursos tecnológicos como ferramentas de ensino, permitindo a compreensão das mudanças necessárias para que ocorra a implementação efetiva desses recursos durante a ministração em suas aulas. O estudo foi realizado com professores do ensino fundamental e médio de uma escola pública do município de Alegre-ES, onde foi aplicado um questionário como instrumento para coleta de dados. Como resultado, nota-se que os professores entrevistados não têm dificuldade na utilização de tais recursos e que a escola oferece todo suporte a eles. Entretanto, estes enfrentam diariamente muitos desafios, tais como, infraestrutura e excesso de alunos, que dificultam o processo de ensino, o que leva a pouca utilização desses recursos pelos professores questionados.

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Published

2016-11-16

How to Cite

Fagundes Campos, V., Palacio de Araujo, C., Tintori Mantovani, A., Dável Grecco, K., Valani, J., Rezende, K., & Terra Werner, E. (2016). O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES. Revista Univap, 22(40), 127. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.815