A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COLETA SELETIVA DE LIXO EM UMA ESCOLA NA CIDADE DE ALEGRE-ES

Elaine Gimenez Guimarães, Keltony de Aquino Ferreira, Sabrina Buqueroni Alves, Luan de Oliveira Cerqueira, Anderson Lopes Peçanha

Resumo


O meio ambiente é um dos temas transversais, que visa educar a sociedade para que atue de modo responsável, conservando e preservando os recursos. Esta temática é indispensável para o profissional da educação, sendo assim, no decorrer da disciplina educação ambiental da UFES foi desenvolvida uma dinâmica com discentes do ensino médio de uma escola pública no município de Alegre-ES, visando mobilizar a coleta seletiva. Os alunos realizaram a separação dos resíduos sólidos em suas residências durante sete dias e após o período proposto os resíduos foram contabilizados e conduzidos ao galpão de triagem da cidade. Posteriormente, aplicou-se o flanelógrafo sobre a separação de resíduos e compostagem, objetivando informar e sanar dúvidas. Desta forma, este trabalho demonstrou que promover a separação do lixo é algo simples, necessitando o envolvimento da sociedade para promover a ação, o que contribui para a conservação dos recursos naturais e a sustentabilidade.

Palavras-chave


Ensino de biologia; Resíduos sólidos; Meio ambiente; Coleta seletiva de Lixo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.957

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