IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA EM JANUÁRIA-MG: AVALIAÇÃO PRÉVIA DO INTERESSE DOS MORADORES DE BAIRRO RESIDENCIAL

Valéria Silva Rodrigues, Nathylla Bianca Costa e Nunes, Rodrigo Nogueira Martins, Danilo Pereira Ribeiro

Resumo


Esse trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar previamente o nível de consciência ambiental, o interesse e participação na coleta seletiva, caso seja implantada, dos moradores de área residencial, do bairro Jussara, no município de Januária/MG. O estudo foi baseado em aplicação de questionário, em 80 residências, com perguntas objetivas, onde se verificou que 65% dos entrevistados estão muito preocupados com os impactos ocasionados pelos seus resíduos sólidos. Também se constatou como é feita a disposição final dos resíduos, inclusive do óleo usado, e o interesse dos mesmos em fazer a separação dos materiais recicláveis se implementada a coleta seletiva. Assim, a proposta de implementação da coleta seletiva parece viável ao município, pois a maioria dos moradores se mostraram preocupados e interessados em participar e separar os materiais recicláveis. E houve consenso em relação ao melhor horário do dia e frequência de coleta do material reciclável.


Palavras-chave


Resíduos sólidos; Consciência ambiental; Aterro sanitário.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1406

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.