SITUAÇÃO ATUAL DOS CATADORES DE MATÉRIAIS RECICLÁVEIS QUE ATUAM INFORMALMENTE NO ATERRO DE JANUÁRIA/MG

Valéria Silva Rodrigues, Nathylla Bianca Costa e Nunes, Rodrigo Nogueira Martins, Ana Paula Ferreira Colares, Danilo Pereira Ribeiro

Resumo


O presente trabalho objetivou conhecer a situação dos catadores de materiais recicláveis que atuam informalmente no aterro do município de Januária/MG. Para isso, foram entrevistados, por meio da aplicação de questionário, 23 dos catadores, quatro mulheres e dezenove homens, presentes no aterro municipal no dia 14 de Julho de 2015. Com a aplicação dos questionários constatou-se resultados preocupantes, mesmo a pesquisa tendo sido feita após o prazo para a implantação de medidas exigidas pela Política Nacional de Gestão de Resíduos Sólidos. Quase a metade dos catadores que atuam de forma informal no aterro de Januária/MG são jovens com até 25 anos, o baixo nível de escolaridade foi constatado para a maioria dos entrevistados. Não há uso de equipamentos de proteção individual e a maioria considera que sofreu acidente no trabalho. Os catadores têm interesse de serem inseridos na coleta seletiva que deve ser estimulada pelo poder público municipal.


Palavras-chave


Resíduos sólidos, Coleta seletiva, Aterro sanitário.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1620

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.