PRODUTIVIDADE DE GRAMÍNEAS CULTIVADAS EM SISTEMAS ALAGADOS CONSTRUÍDOS NO NORTE DE MINAS GERAIS

Marco Aurélio Rodrigues de Souza, Viktor Kayro Souza Santos, Ana Paula Ferreira Colares, Rodrigo Nogueira Martins, Willyam Caldeira Corte, Danilo Pereira Ribeiro

Resumo


Esse trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar o desempenho das gramíneas Tifton-85, Paspalum vaginatum e Brachiaria mutica cultivadas em Sistemas Alagados Construídos (SACs) tratando efluente da suinocultura. Para isso, avaliou-se a produtividade de matéria fresca e matéria seca das gramíneas. O experimento foi composto por três SACs de fluxo subsuperficial preenchidos com brita zero, tendo, cada um, 10 m de comprimento, 1,0 m de largura e 0,25 m de profundidade. Cultivou-se uma espécie de gramínea por SAC. Durante o experimento foram coletadas amostras das gramíneas a cada 30 dias. As gramíneas Brachiaria mutica e Tifton 85 obtiveram as maiores produtividades médias de matéria seca, por corte, ambas com 2,6 t ha-1. A Brachiaria mutica apresentou maior produtividade média de matéria fresca, acumulada nos 5 meses de cultivo, sendo 67,55 t ha-1, o que evidencia seu potencial para cultivo em SACs na região Norte de Minas Gerais.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1122

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.