BALANÇO HÍDRICO CLIMATOLÓGICO PARA O MUNICÍPIO DE JANUÁRIA – MG

Ailton Rodrigues de Oliveira, Rodrigo Nogueira Martins, José Ângeles Moreira de Oliveira, Juciara Oliveira Lopes, Antônio Fábio Silva Santos

Resumo


Resumo - O presente trabalho objetivou elaborar as normais climatológicas de temperatura e precipitação e o balanço hídrico mensal para as condições climáticas da cidade de Januária. O balanço hídrico médio mensal foi elaborado pelo método proposto por THORTHWAITE & MATHER (1955), com dados meteorológicos do período de 2006 a 2015. Para isso, estimou-se a evapotranspiração potencial pelo método de Thornthwaite (1948), adotando uma capacidade de água disponível (CAD) média de 100 mm. Com isso, foram obtidas as normais climatológicas por meio das médias mensais da precipitação e temperatura média compensada. O município apresentou um período de sete meses sequenciados de deficiência hídrica, com um déficit total de 460,7mm, distribuído nos messes de abril a novembro, sendo o mês de setembro o de maior deficiência chegando a 111,0 mm, o excedente hídrico totalizou 55,2 mm distribuídos em dois meses, sendo dezembro e março com 41,1 mm (74,5 %) e 14,1 mm (25,5%), respectivamente.


Palavras-chave


evapotranspiração, deficiência hídrica, dados meteorológicos.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.550

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Univap

Revista UniVap, e-ISSN 2237-1753, é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 8 indexadores e 1 diretório:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.