RESILIÊNCIA E IDOSO COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Carlos Eduardo Teodoro Vieira Universidade de Taubaté - UNITAU
  • Marluce Auxiliadora Borges Glaus Leão Universidade de Taubaté - UNITAU

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.999

Palavras-chave:

Resiliência, Deficiência Visual, Idoso.

Resumo

Este estudo configura-se um levantamento bibliográfico sobre o tema resiliência e deficiência visual em idosos, cujo objetivo é mapear e discutir a seleção das produções acadêmicas disponíveis na literatura brasileira entre os anos de 2009 e 2014. Utilizou as bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SCIELO); Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED); e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES). As publicações foram organizadas a partir dos seguintes critérios: a) Identificação dos artigos em língua portuguesa e b) Leitura dos Resumos a fim de averiguar quais estudos abordavam as relações entre os temas. Os resultados indicaram uma maior quantidade de estudos referentes à resiliência e ao idoso, porém, quanto ao idoso com deficiência visual os estudos ainda são escassos. Conclui-se que este tema é de relevância para uma abordagem integral do indivíduo na saúde e no contexto social.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Teodoro Vieira, Universidade de Taubaté - UNITAU

Graduado em Pedagogia com habilitação em: Supervisão, Coordenação e Orientação Pedagógica, pelo Centro Universitário Hermínio Ometto - UNIARARAS, especialista em Educação Especial pelo Instituto Superior de Educação da América Latina - ISAL de São José dos Campos, Mestrando no Curso de Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais na Universidade de Taubaté - UNITAU. Experiência na área educacional e administrativa de escolas, envolvido com estudos e pesquisas a cerca da pessoa com deficiência. Associado Fundador do Centro de Atendimento Especializado Viva a Vida (CAEVV) de Paraibuna.

Marluce Auxiliadora Borges Glaus Leão, Universidade de Taubaté - UNITAU

Graduação em Psicologia, especialização em Psicologia Analítica e em Pedagogia Empresarial, mestrado e doutorado em Ciências Biomédicas, área de concentração - Saúde Mental, pela Universidade Estadual de Campinas. Docente da Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos desde agosto de 2016. Docente da Universidade de Taubaté desde 1995, com atuação no curso de Psicologia, na extensão universitária e pós-graduação. Do trabalho com adultos trabalhadores resultou meu foco de estudos, prática docente e profissional: Saúde Mental & Trabalho, Saúde Mental & Envelhecimento e Desenvolvimento Humano. Implantou e coordenou por quinze anos um programa de extensão universitária de atenção integral ao envelhecimento, desenvolvendo ações de educação em saúde em dois grandes eixos:a gerontologia educacional e a educação gerontológica. Sob a perspectiva da promoção de saúde, trabalho com otimização cognitiva e com a memória autobiográfica como vetor e método de pesquisa e de intervenção psicológica com idosos. Participo do corpo permanente de docentes do curso de Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano: formação, políticas e práticas sociais.Tenho especial interesse pela Teoria Bioecológica de desenvolvimento humano, relacionada aos estudos sobre resiliência, envelhecimento e trabalho e o uso das narrativas autobiográficas em pesquisas.

Downloads

Publicado

2017-01-27

Como Citar

Vieira, C. E. T., & Leão, M. A. B. G. (2017). RESILIÊNCIA E IDOSO COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA. Revista Univap, 22(40), 434. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.999