PERCEPÇÃO SOBRE ASPECTOS DA ACESSIBILIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA ADQUIRIDA, RESIDENTE NO MUNICÍPIO DE ITAJAÍ/SC

Francielly Nalin, Vanessa G Groh, Fabiola Hermes Chesani, Tatiana Mezadri, Léo Lynce Valle de Lacerda

Resumo


A acessibilidade arquitetônica é a possibilidade e a condição de alcance para que a pessoa com deficiência física utilize espaços de uso coletivo e meios físicos de uma forma mais autônoma. Este estudo objetivou analisar a percepção sobre aspectos da acessibilidade da pessoa com deficiência física adquirida residente na cidade de Itajaí/SC. Participaram da pesquisa 164 pessoas com deficiência física adquirida que pertenciam a cinco Unidades Básicas de Saúde de Itajaí e as redes de apoio (Clínica de fisioterapia, Centro Especializado em Reabilitação II, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e Associação dos Deficientes Físicos da Foz do Rio Itajaí). Os dados foram coletados por meio de um formulário com questões sobre aspectos da acessibilidade. Foi realizada análise estatística descritiva para sistematização dos dados. Os resultados demonstraram que a percepção do deficiente físico, com relação à acessibilidade, é ampla; dos quais 60% apontaram a falta de estrutura arquitetônica satisfatória em seu domicílio e 56,09% observaram a mesma condição em ambientes de uso coletivo. Esses resultados demonstram que a pessoa com deficiência física adquirida reconhece as barreiras arquitetônicas que dificultam e, muitas vezes, impossibilitam sua locomoção e convivência social, impedindo sua autonomia de ir e vir para onde desejar.


Palavras-chave


Estruturas de acesso; barreiras arquitetônicas; pessoa com deficiência física.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v25i47.1878

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.