A PREVALÊNCIA DAS DOENÇAS EM PACIENTES QUE REALIZAM FISIOTERAPIA HOSPITALAR

Autores

  • Alexsandra Marinho Dias UNIVALI http://orcid.org/0000-0002-4578-9207
  • Daniela Albano UNIVALI
  • Morgana Araújo Silva UNIVALI
  • Fabiola Hermes Chesani UNIVALI
  • Rúbia Mara Giachini Kessler UNIVALI
  • Emmanuel Alvarenga Panizzi UNIVALI
  • Edilaine Kerkoski UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1364

Palavras-chave:

Fisioterapia hospitalar, doenças, atendimento fisioterapêutico

Resumo

Atualmente existem poucos estudos sobre a prevalência das doenças de pessoas internadas que realizam fisioterapia hospitalar, frente a esta carência o estudo teve como objetivo verificar a prevalência das principais doenças que levaram ao atendimento fisioterapêutico num hospital público da região do Vale do Itajaí. Para esta análise foram utilizados como instrumento as tabelas de registro de atendimentos fisioterapêuticos realizados nos setores de clínica médica, clínica cirúrgica, clínica pediátrica e unidade de terapia intensiva (UTI) do hospital público da região do Vale do Itajaí, considerados todos os registros de pacientes atendidos pela Fisioterapia correspondente ao período de fevereiro de 2015 a julho de 2016. Obtivemos como resultado desta pesquisa que  a maior parte das patologias atendidas pela fisioterapia no hospital público da região do Vale do Itajaí são de origens pulmonares e ortopédicas e ainda assim se destaca  a atuação precoce deste profissional contribuindo para uma redução do tempo médio de permanência no setor e para uma estabilização mais rápida do quadro clínico dos pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexsandra Marinho Dias, UNIVALI

Graduadação em Fisioterapia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1995).  Tem experiência na área de Fisioterapia com ênfase em saúde coletiva, gerontogeriatria e pediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, idoso, atividades de vida diária, saúde da família e currículos. Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho, área de concentração: Saúde da Família, UNIVALI, Itajaí-SC.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

Dias, A. M., Albano, D., Silva, M. A., Chesani, F. H., Kessler, R. M. G., Panizzi, E. A., & Kerkoski, E. (2016). A PREVALÊNCIA DAS DOENÇAS EM PACIENTES QUE REALIZAM FISIOTERAPIA HOSPITALAR. Revista Univap, 22(40), 154. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1364

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)