PLANO NACIONAL DE SAÚDE: EVOLUÇÃO DO ACESSO ÀS ÓRTESES, PRÓTESES E MATERIAIS ESPECIAIS PELA POPULAÇÃO IDOSA DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Christian Caldeira Santos Universidade Federal do Pampa - Unipampa
  • Geraldine Alves dos Santos Universidade Feevale
  • Jacinta Sidegum Renner Universidade Feevale.

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v25i47.1890

Palavras-chave:

Idosos, órteses, próteses, materiais especiais, Rede de Atenção à Saúde.

Resumo

O processo de envelhecimento da população brasileira gera novas demandas na área de saúde; exemplo o acesso às órteses, próteses e materiais especiais. O Plano Nacional de Saúde (2012 - 2015) garantiu acesso da população a serviços de qualidade, da atenção básica até procedimentos de alta complexidade. Redes de Atenção à Saúde foram criadas. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi verificar se houve crescimento do acesso às órteses, próteses e materiais especiais pela população idosa no Rio Grande do Sul, entre os períodos de 2008 - 2011 e 2012 - 2015; e se houve diferença entre os gêneros em relação ao acesso a estes materiais no período de 2008 – 2015. A pesquisa é descritiva, quantitativa e documental de fontes secundárias: Censo Demográfico (2010) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e dados do Sistema de Indicadores de Saúde e Acompanhamento de Políticas do Idoso. O acesso dos idosos aos recursos nos 19 municípios sedes das Coordenadorias de Saúde apontaram correlação positiva e significativa entre o total anual das concessões e o total da população idosa, por município. O acesso aos recursos entre os períodos demonstrou crescimento de 85% (p < 0,01) no período de 2012 - 2015. Na integralidade dos períodos, a população idosa do gênero feminino apresentou maior acesso aos recursos em relação ao gênero masculino (p < 0,0001). Considera-se que o Plano Nacional de Saúde (2012 - 2015) promoveu maior acesso às órteses, próteses e materiais especiais no estado gaúcho, onde as mulheres idosas foram as mais beneficiadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christian Caldeira Santos, Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Discente do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale.

Professor do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana.

Área: Fisioterapia neurofuncional infantil

Geraldine Alves dos Santos, Universidade Feevale

Docente do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale.

Área: Gerontologia, qualidade de vida e bem estar, envelhecimento bem sucedido, instituições de longa permanência para idosos, síndrome da fragilidade em idosos.

Jacinta Sidegum Renner, Universidade Feevale.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale.

Área: Trabalho e inclusão social, saúde do trabalhador, ergonomia, inclusão de PCD no trabalho, design macroergonômico, qualidade de vida no trabalho.

 

Downloads

Publicado

2019-06-27

Como Citar

Santos, C. C., dos Santos, G. A., & Renner, J. S. (2019). PLANO NACIONAL DE SAÚDE: EVOLUÇÃO DO ACESSO ÀS ÓRTESES, PRÓTESES E MATERIAIS ESPECIAIS PELA POPULAÇÃO IDOSA DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Univap, 25(47), 45–57. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v25i47.1890