DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS EDUCADORES DO CAMPO DO NORTE DE MINAS GERAIS

Autores

  • Miriam Cristina Schmidt Priebe INCISOH - IFNMG
  • Flávia Marques Alencar INCISOH
  • Vania Guedes Silva INCISOH
  • Juciara Oliveira Lopes IFNMG

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1641

Palavras-chave:

Educação do Campo. Escolas rurais. Professores das escolas do campo.

Resumo

O objetivo da pesquisa se constituiu em analisar as trajetórias de professores de escolas rurais, e, a partir de suas experiências vividas, identificar quais problemas e desafios enfrentados, e quais as possibilidades de mudanças. Justifica-se essa pesquisa pela necessidade de demonstrar o quadro atual das escolas localizadas no campo, bem como apresentar perspectivas de mudanças, sinalizadas a partir dos movimentos sociais do campo, que reivindicam outro tipo de escola e de educação. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, com a aplicação de questionários abertos a quatro professores que possuem experiência de trabalho em escolas localizadas na zona rural, em cidades da região Norte de Minas Gerais. Ficou evidente a precariedade das escolas localizadas no campo, assim como a dificuldade de acesso e a rotatividade de professores.

 

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Publicado

2017-04-26

Como Citar

Schmidt Priebe, M. C., Alencar, F. M., Silva, V. G., & Lopes, J. O. (2017). DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS EDUCADORES DO CAMPO DO NORTE DE MINAS GERAIS. Revista Univap, 22(40), 816. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1641

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