ANÁLISE DOS IMPACTOS DO USO DO SOLO SOBRE A DIVERSIDADE DE BESOUROS ROLA-BOSTA NA REGIÃO DO CAPARAÓ CAPIXABA

Sabrina Buqueroni Alves, Andressa Hartuiq dos Santos, Keminy Ribett Bautz, Mariana Almeida dos Santos, Pedro Henrique Charpinel Giestas, Ronara de Souza Ferreira

Resumo


A modificação do ambiente nativo proveniente de atividades antrópicas, como a agropecuária, tem transformado grandes áreas de vegetação contínua em um mosaico de áreas modificadas, interferindo assim em toda fauna existente no local. O presente trabalho teve como objetivo analisar como os diferentes sistemas de uso do solo (SUS) na região do Caparaó Capixaba, sul do Espírito Santo, afetam a biodiversidade das comunidades de besouros escarabeíneos, modificando sua riqueza, abundância, composição e biomassa. Foram amostradas 10 áreas contendo 3 pontos amostrais em cada, para cada SUS (fragmentos florestais, cafezais e pastagens), totalizando um esforço amostral de 90 pontos amostrais. Foram coletados 1.063 indivíduos de 49 espécies diferentes. Ao analisar os resultados obtidos observamos algumas diferenças na riqueza, abundância, composição e biomassa entre os SUS estudados, provando que a diminuição da complexidade ambiental através de atividades antrópicas, acarreta na perda da biodiversidade desses insetos tão importantes para o funcionamento dos ecossistemas.


Palavras-chave


modificação ambiental, uso do solo, Caparaó capixaba, besouros rola-bosta

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.869

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.