AVALIAÇÃO DA FERTILIDADE DO SOLO EM CAFEZAIS VISANDO A IMPLANTAÇÃO DE POVOAMENTOS FLORESTAIS

Tiago de Oliveira Godinho, Nathan Bruno da Silva, Sarah Ola Moreira

Resumo


Diante do quadro de abandono das lavouras cafeeiras na região das montanhas capixabas, ações que visem à substituição destas por florestas, garantindo a disponibilidade de água, a conservação do solo e da biodiversidade e criando oportunidade de renda para os produtores rurais são necessárias. Objetivou-se com esse trabalho, avaliar a fertilidade do solo em lavoura cafeeira abandonada visando à implantação de povoamentos florestais para múltiplos usos. Avaliou-se a qualidade química e física do solo. Observou-se que 68,4% dos atributos químicos do solo avaliados foram classificados como sendo de médios a altos, indicando o potencial de utilização da área para plantios com fins econômicos. Ocorreu um aumento na resistência à penetração do solo com o aumento da profundidade. Entretanto, em todas as profundidades avaliadas, os valores de resistência à penetração não são considerados limitantes para o desenvolvimento adequado das plantas cultivadas.


Palavras-chave


solos degradados; restauração florestal; compactação do solo.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.527

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.