IMPACTOS AOS ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO EM TRILHAS OCASIONADOS PELO ECOTURISMO EM UBATUBA-SP
DOI:
https://doi.org/10.18066/revunivap.v17i29.11
Resumo
Em reservas florestais, a utilização de trilhas pelo trânsito de pessoas pode provocar destruição da camada de detritos vegetais sobre a superfície do solo, alterando seu estado estrutural e, dessa forma, causar a compactação do solo. O objetivo deste trabalho foi analisar os níveis de compactação em diferentes posições da Trilha dos Escravos, especificamente, centro e bordas, comparando-os com pontos existentes em condições ideais no interior da mata na Agência Paulista de Tecnologia de Agronegócios – APTA, em Ubatuba-SP. Foram amostrados 10 pontos, num percurso de 500 metros da trilha nas posições: centro, borda direita, borda esquerda e interior da mata. Em cada ponto amostral, foram coletadas amostras de solo para avaliação das propriedades físicas da umidade gravimétrica, densidade do solo, porosidade total e resistência à penetração. O estudo demonstrou que existe uma diferença significativa entre as posições locadas, os níveis de compactação do centro da trilha, ocasionados pelo pisoteio, são superiores aos dos pontos locados nas bordas e no interior da mata. Os resultados também demonstram o efeito nocivo da ação do pisoteio no aumento da resistência à penetração do solo devido à utilização da trilha pela visitação pública, sendo necessárias, como medidas para a conservação da Trilha dos Escravos, um bom planejamento e educação ambiental aos visitantes.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-08-29
Como Citar
Saraiva, A. C. R. (2011). IMPACTOS AOS ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO EM TRILHAS OCASIONADOS PELO ECOTURISMO EM UBATUBA-SP. Revista Univap, 17(29), 32–40. https://doi.org/10.18066/revunivap.v17i29.11
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode
DOI:
https://doi.org/10.18066/revunivap.v17i29.11Resumo
Em reservas florestais, a utilização de trilhas pelo trânsito de pessoas pode provocar destruição da camada de detritos vegetais sobre a superfície do solo, alterando seu estado estrutural e, dessa forma, causar a compactação do solo. O objetivo deste trabalho foi analisar os níveis de compactação em diferentes posições da Trilha dos Escravos, especificamente, centro e bordas, comparando-os com pontos existentes em condições ideais no interior da mata na Agência Paulista de Tecnologia de Agronegócios – APTA, em Ubatuba-SP. Foram amostrados 10 pontos, num percurso de 500 metros da trilha nas posições: centro, borda direita, borda esquerda e interior da mata. Em cada ponto amostral, foram coletadas amostras de solo para avaliação das propriedades físicas da umidade gravimétrica, densidade do solo, porosidade total e resistência à penetração. O estudo demonstrou que existe uma diferença significativa entre as posições locadas, os níveis de compactação do centro da trilha, ocasionados pelo pisoteio, são superiores aos dos pontos locados nas bordas e no interior da mata. Os resultados também demonstram o efeito nocivo da ação do pisoteio no aumento da resistência à penetração do solo devido à utilização da trilha pela visitação pública, sendo necessárias, como medidas para a conservação da Trilha dos Escravos, um bom planejamento e educação ambiental aos visitantes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode