INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS AMBIENTAIS NAS FUNÇÕES ECOLÓGICAS DE ESCARABEÍNEOS EM SISTEMAS DE USO DO SOLO NO CAPARAÓ CAPIXABA

Mariana Almeida dos Santos, Pedro Henrique Charpinel Giestas, Sabrina Alves Buqueroni, Andressa Hartuiq dos Santos, Keminy Ribett Bautz, Iasmin Goés Frossard, Nicolas Châline, Vanesca Korasaki, Ronara de Souza Ferreira

Resumo


As funções ecológicas realizadas pelos besouros escarabeíneos, ou “rola-bostas”, foram estudadas nos três principais sistemas de uso do solo da região do Caparaó Capixaba: lavouras de café, pastagens e fragmentos florestais. Nos ambientes de florestas foi observada uma maior quantidade média de fezes enterradas em relação aos cafezais, já nas pastagens não houve diferenças significativas com os demais sistemas de uso do solo. As correlações entre as variáveis ambientais e as funções ecológicas estudadas puderam nos mostrar a influência da composição do solo e do tipo de vegetação sobre o enterrio de fezes e revolvimento do solo realizados pelos besouros. A complexidade da vegetação, medida através da dimensão fractal da vegetação indicou uma maior complexidade estrutural na floresta em relação à pastagem. O trabalho auxiliou no entendimento do funcionamento dos principais sistemas de uso do solo da região do Caparaó Capixaba.


Palavras-chave


Escarabeíneos, Serviços ecológicos, complexidade da vegetação, granulometria do solo, Atividades agropecuárias, Mata Atlântica.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1732

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.