O USO DE MODELO DIDÁTICO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR


Autores

  • Elaine Gimenez Guimarães Universidade federal do Espírito Santo
  • Lorena Souza Castro Universidade federal do Espírito Santo
  • Keminy Ribett Bautz Universidade federal do Espírito Santo
  • Gustavo Lemos Rocha universidade estadual norte fluminense

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.972

Resumo

A biologia celular é uma das sub áreas da Biologia mais problemáticas, que desafiam a comunidade escolar. Nesse âmbito, é notável a dificuldade apresentada pelos discentes na compreensão de temas como dimensão celular e funções desempenhadas pelas organelas, sendo necessário o desenvolvimento de estratégias que objetivem ampliar e facilitar discussões dessa natureza. Tendo isso em vista, o presente trabalho relata a utilização de um modelo tridimensional de uma célula eucariota como ferramenta de apoio ao ensino de temas em citologia, assim como uma atividade dinâmica em que foi estabelecida uma analogia entre a célula e uma cidade. Ao fim do processo, foi detectado um melhor rendimento e um aumento no interesse pelo tema por parte dos discentes participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Gimenez Guimarães, Universidade federal do Espírito Santo

Departamento de Ciências biológicas

Lorena Souza Castro, Universidade federal do Espírito Santo

Departamento de Ciências biológicas

Keminy Ribett Bautz, Universidade federal do Espírito Santo

Departamento de Ciências biológicas

Gustavo Lemos Rocha, universidade estadual norte fluminense

Doutorando em biociências e biotecnologia

Downloads

Publicado

2016-12-20

Como Citar

Guimarães, E. G., Castro, L. S., Bautz, K. R., & Rocha, G. L. (2016). O USO DE MODELO DIDÁTICO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR. Revista Univap, 22(40), 231. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.972

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)