AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE LEISHMANICIDA IN VITRO DE EUGENIA UNIFLORA

Elaine Gimenez Guimarães, Lívia Reisen Perin, Carolina Mastella Botelho, Taysa Oliveira Martins, Thais Ignez da Cruz, Juliana Aparecida Severi, Francisco de Paula Careta

Resumo


As leishmanioses são um conjunto de doenças causadas por protozoários do gênero Leishmania, transmitidas por meio de hábitos hematófagos de fêmeas de dípteros infectados, pertencentes à subfamília Phlebotominae. É uma doença negligenciada e de grande relevância devido sua incidência e letalidade quando não tratada. O tratamento das leishmanioses é um obstáculo, devido à alta toxidade e efeitos adversos causados pelos fármacos disponíveis. Neste sentido, as plantas medicinais têm ganhado grande destaque na busca por fármacos que possam apresentar menos efeitos colaterais. Diante disso, este trabalho teve por objetivo avaliar atividade leishmanicida do extrato hidroalcoólico das folhas de Eugenia uniflora na espécie Leishmania amazonensis. Os valores de IC50 foram de 1,99 µg/mL, 1,64 µg/mL e 1,39 µg/mL nos tempos de 24, 48 e 72 horas, respectivamente. Os resultados demonstram que o extrato testado possui significativa atividade leishmanicida.


Palavras-chave


Eugenia uniflora, Produtos naturais, Leishmaniose.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.965

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.