AULAS PRÁTICAS: SUA IMPORTÂNCIA E EFICÁCIA NO ENSINO DE BIOLOGIA

Autores

  • Angélica Tomazeli da Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Annie da Silva Cassamali Universidade Federal do Espírito Santo
  • Leidiane Bino de Castro Universidade Federal do Espírito Santo
  • Quezia Pains Dutra Universidade Federal do Espírito Santo
  • Lorayne Stinguel Universidade Federal do Espírito Santo
  • Elias Terra Werner Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1202

Palavras-chave:

Ensino médio, atividades práticas, carboidratos, laboratório, experimento.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi verificar a importância e a eficácia das aulas práticas na aprendizagem significativa dos alunos do ensino médio. Para isto, foram aplicadas aulas com o conteúdo carboidratos para quatro turmas de 1ª série do ensino médio de uma escola pública estadual, localizada no município de Alegre-ES. Na turma I foi aplicado somente aula prática, na II aula teórica, na III prática + teórica, necessariamente nesta ordem, e por último, na turma IV aplicado teórica + prática, respectivamente, sendo que ao final das aulas aplicou-se uma avaliação com o objetivo de verificar a aprendizagem dos alunos. Os pontos discutidos em ambas as aulas foram os mesmos, e participaram da pesquisa 106 alunos ao todo. A partir dos resultados obtidos observamos que a turma em que foi ministrado a aula prática apresentou um maior rendimento na avaliação, quando comparada aos outros métodos utilizados. A aula teórica foi a que apresentou os menores valores para a avaliação aplicada. As associações destas aulas não tiveram diferença significativa na ordem de aplicação. Portanto as aulas práticas apresentam maior eficácia no ensino deste conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Tomazeli da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Centro de Ciências Exatas, naturais e da Saúde

Departamento de Biologia

 

Annie da Silva Cassamali, Universidade Federal do Espírito Santo

Centro de Ciências Exatas, Naturasi e da Saúde

Departamento de Biologia

Leidiane Bino de Castro, Universidade Federal do Espírito Santo

Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde

Departamento de Biologia

Quezia Pains Dutra, Universidade Federal do Espírito Santo

Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde

Departamento de Biologia

Lorayne Stinguel, Universidade Federal do Espírito Santo

Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde

Departamento de Biologia

Elias Terra Werner, Universidade Federal do Espírito Santo

Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde

Departamento de Biologia

Downloads

Publicado

2017-02-20

Como Citar

da Silva, A. T., Cassamali, A. da S., de Castro, L. B., Dutra, Q. P., Stinguel, L., & Werner, E. T. (2017). AULAS PRÁTICAS: SUA IMPORTÂNCIA E EFICÁCIA NO ENSINO DE BIOLOGIA. Revista Univap, 22(40), 569. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1202

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>