UM OLHAR JOVEM SOBRE A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO: VIVENCIAR E SIGNIFICAR
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.873
Resumo
Este artigo contribui para a discussão da relação dos jovens com a escola de Ensino Médio da rede pública. Apresenta parte de uma pesquisa de natureza básica e descreve os sentidos atribuídos à escola e suas relações com o mundo do trabalho contemporâneo. Dentro de uma abordagem qualitativa, foi feito um estudo de caso em uma escola de Ensino Médio da rede pública do estado de São Paulo. A coleta de dados foi feita em 2015 através de questionários. Os dados foram analisados pelo conjunto de técnicas da Análise de Conteúdo à luz da perspectiva teórica histórico-cultural. O texto faz uma apresentação da condição do Ensino Médio no Brasil e dos sentidos que os jovens pesquisados atribuem a esse nível de ensino. A guisa de conclusão, observa-se um sentido de preparação para o futuro, de escola como instituição responsável pela formação profissional ainda que esteja passando por crises de identidade e desafios de ordem social, econômico e político.
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2017-01-20
Como Citar
Fuzaro, C. M., Silva, J. E. da, da Costa Carvalho, G. R., & Dias Reis Pacheco, M. M. (2017). UM OLHAR JOVEM SOBRE A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO: VIVENCIAR E SIGNIFICAR. Revista Univap, 22(40), 371. https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.873
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Resumo - INIC
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Esse trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
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DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.873Resumo
Este artigo contribui para a discussão da relação dos jovens com a escola de Ensino Médio da rede pública. Apresenta parte de uma pesquisa de natureza básica e descreve os sentidos atribuídos à escola e suas relações com o mundo do trabalho contemporâneo. Dentro de uma abordagem qualitativa, foi feito um estudo de caso em uma escola de Ensino Médio da rede pública do estado de São Paulo. A coleta de dados foi feita em 2015 através de questionários. Os dados foram analisados pelo conjunto de técnicas da Análise de Conteúdo à luz da perspectiva teórica histórico-cultural. O texto faz uma apresentação da condição do Ensino Médio no Brasil e dos sentidos que os jovens pesquisados atribuem a esse nível de ensino. A guisa de conclusão, observa-se um sentido de preparação para o futuro, de escola como instituição responsável pela formação profissional ainda que esteja passando por crises de identidade e desafios de ordem social, econômico e político.Downloads
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