UM OLHAR JOVEM SOBRE A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO: VIVENCIAR E SIGNIFICAR
DOI:
https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.873Palavras-chave:
Escola de Ensino Médio, Jovens, Mercado de trabalhoResumo
Este artigo contribui para a discussão da relação dos jovens com a escola de Ensino Médio da rede pública. Apresenta parte de uma pesquisa de natureza básica e descreve os sentidos atribuídos à escola e suas relações com o mundo do trabalho contemporâneo. Dentro de uma abordagem qualitativa, foi feito um estudo de caso em uma escola de Ensino Médio da rede pública do estado de São Paulo. A coleta de dados foi feita em 2015 através de questionários. Os dados foram analisados pelo conjunto de técnicas da Análise de Conteúdo à luz da perspectiva teórica histórico-cultural. O texto faz uma apresentação da condição do Ensino Médio no Brasil e dos sentidos que os jovens pesquisados atribuem a esse nível de ensino. A guisa de conclusão, observa-se um sentido de preparação para o futuro, de escola como instituição responsável pela formação profissional ainda que esteja passando por crises de identidade e desafios de ordem social, econômico e político.Downloads
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