CRIAÇÃO DE CHAVE DE INTERATIVA: UMA ALTERNATIVA PARA IDENTIFICAÇÃO E ENSINO DE BOTÂNICA CRIPTOGÂMICA

Angélica Tomazeli da Silva, Thamara Arão Feletti, Juliana de Oliveira

Resumo


A botânica, seja pelo número elevado de organismos estudados, complexidade de conceitos e termos específicos ou ainda, pela falta de contextualização em que é comumente ensinada, é apontada como uma das mais “difíceis”, tanto na educação básica como no ensino superior. O objetivo deste trabalho foi produzir uma ferramenta didática interativa que contribuísse com o ensino de botânica criptogâmica, tanto no ensino médio quanto no superior. Para isto foram coletadas espécies de musgos no Parque Nacional do Caparaó, e estas foram identificadas e descritas, totalizando 31 espécies de musgos, que foram inseridas na plataforma Xper3. Também na plataforma foram inseridos 32 caracteres morfológicos de identificação. A partir disto, construiu-se a chave de identificação interativa, que após finalizada, será publicada on line para que todos possam ter acesso. Desta forma, será uma ferramenta didática que poderá ser utilizada para melhorar de forma significativa o ensino de botânica, ensino de taxonomia e identificação, visto às grandes dificuldades relatadas por alunos e professores, particularmente na identificação de material botânico.


Palavras-chave


Educação, recurso didático, briófitas, musgos, identificação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1185

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.