LEVEDURAS DE Paracoccidioides brasiliensis SUBMETIDAS À PRIVAÇÃO DE GLICOSE OU NITROGÊNIO EXIBEM VACÚOLOS AUTOFÁGICOS

Giselle Ferreira Ribeiro, Flavia Villaça Morais

Resumo


O Paracoccidioides sp. é o agente etiológico da paracoccidioidomicose, uma micose sistêmica adquirida por inalação de conídios do fungo que, quando se instalam nos pulmões e transitam para a forma leveduriforme, podem causar a doença. Durante o parasitismo, essas leveduras são submetidas a estresse nutricional. A autofagia, evento importante para adaptação das células às condições de estresse, pode ser um dos mecanismos regulatórios envolvidos na sobrevivência deste fungo dentro do hospedeiro. O objetivo deste trabalho foi avaliar a viabilidade celular, a morfologia e a presença de vacúolos autofágicos em leveduras do isolado 18 de P. brasiliensis, submetidas à estresse nutricional. Após 2h de incubação nos diferentes meios, foi possível observar marcações, por monodansilcadaverina (MDC), sugerindo presença de vacúolos autofágicos. A privação de nitrogênio promoveu após 48h a inviabilidade celular e o aumento no tamanho celular e no número de brotos. A privação de glicose provocou a inviabilidade celular após 120h, porém, não apresentou alterações morfológicas.

Palavras-chave


Paracoccidioides sp.; autofagia; privação

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1582

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.