“SANTAS CRUZES” LOCUS DE NUCLEAÇÃO DE RESTAURAÇÃO AMBIENTAL. METODOLOGIA POR ABANDONO E REGENERAÇÃO ESPONTÂNEA, UM RISCO PARA O BIOMA MATA ATLÂNTICA

Cristiane da Silva Jacob, José Eduardo de Freitas, Paulo Sergio de Sena

Resumo


Uma expressão cultural-religiosa “Santa Cruz” (altar com descarte de imagens de valor sacro para a Igreja Católica) tem possível valor deletério sobre o Hotspot ambiental Mata Atlântica, na região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte Paulista. Material e Métodos: foi construído um modelo de Santa Cruz similar às encontradas na Mata Atlântica e, durante seis meses (outono/inverno) foram medidas as alterações de pH do solo e a retenção de água, pós chuva e em período de seca, pelas imagens de gesso. Os resultados mostraram que nesses lócus o pH do solo oscilou entre 6,3 e 7,0; a umidade retida nas peças de gesso aumentou a massa das imagens em ambos os períodos.Concluiu-se que estas Santas Cruzes podem se transformar em ambientes semelhantes ao modelo de nucleação por abandono usado para a recomposição florestal de áreas degradados, mas também permite o desenvolvimento de Espécies Invasoras ao Bioma, oferecendo riscos antrópicos ao Hotspot.


Palavras-chave


Etnoecologia; Hotspot Ambiental; Mata Atlântica; Vale do Paraíba; Imagens Sacras.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1587

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

Revista UniVap é uma publicação eletrônica (a partir da edição nº 29 passa a ser on-line) editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Atualmente, a Revista UNIVAP possui 9 indexadores:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.