INSERÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA DO ENSINO MÉDIO EM PINHEIRO, MARANHÃO


INSERTION OF TEACHING MODELS IN THE TEACHING OF BIOLOGY IN A HIGH SCHOOL IN PINHEIRO, MARANHÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v30i65.4508

Resumo

Modelos didáticos são recursos pedagógicos que auxiliam no ensino da biologia que, apesar disso, são pouco utilizados pelos professores em suas práticas. O presente trabalho descreve uma metodologia de ensino fundamentada no uso e construção de modelos didáticos como ferramentas auxiliares no ensino da Citologia e Genética. O estudo foi realizado com alunos do ensino médio de uma escola pública de Pinheiro - Maranhão. Para a avaliação da metodologia aplicada foram utilizados questionários antes e após a atividade realizada. A média de acertos no pré-teste para as disciplinas de citologia e genética foram, respectivamente, de 16,25% e 7,5%, e no pós teste de 86,25% e 80%. Os resultados obtidos neste artigo apontam que o uso dos modelos didáticos acrescentados no ensino da Biologia enriquecem as temáticas e tornam o ensino mais dinâmico e atrativo

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Biografia do Autor

Paulo Roberto Barros Gomes, Instituto Federal do Pará

Licenciado e Mestre em Química pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Ensino de Química pela Universidade Cândido Mendes. Atualmente sou Professor Efetivo na área de Química para o cargo EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Paragominas. Além disso, desenvolvo trabalhos área de Química Analítica na linha de Automação analítica com ênfase em Análise por Injeção em Fluxo (FIA) e Análise por Injeção em Fluxo Multicomutação (MCFIA) no desenvolvimento de procedimentos analíticos e determinação de fármacos; Coordeno trabalhos na Área de Ciência e Tecnologia de Alimentos , na linha de Pesquisa em Análise Sensorial de Frutas e Hortaliças.

Marcos Vinicius Ribeiro Melo, Universidade Federal do Maranhão, Campus Pinheiro

Licenciado em Ciências Naturais, pela Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Biologia, com ênfase em Biologia Geral e em Química na área de técnicas laboratoriais, onde atuou como monitor. Durante a graduação atuou como bolsista no programa residência pedagógica com a ministração de aulas e elaboração de projetos nos anos finais da educação básica

Núbia Fernanda Marinho Rodrigues, Universidade Federal do Maranhão, Campus São Luís

Atualmente é professora Adjunta na Universidade Federal do Maranhão- UFMA, no Departamento de Tecnologia Química. Doutora em Química pelo Instituto de Química, IQ-UNESP, Araraquara (2018). Mestra em Química Analítica pela Universidade Federal do Maranhão- UFMA (2011). Licenciada em Química pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA (2008). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: corante têxtil, adsorção, materiais lignocelulósicos, resíduo agrícola e nanopartículas magnéticas. Além disso, atua no desenvolvimento de biossensores e sensores biomiméticos, imobilização de compostos derivados biológicos e modificação de superfícies de eletrodos para fins analíticos.

Rômicy Dermondes Souza , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia: Itapetinga, Bahia

Possui a graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Maranhão (2019) e mestrado em Engenharia e Ciência dos Alimentos pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2021). Atualmente, está cursando o doutorado em Engenharia e Ciência de Alimentos na mesma instituição e é membro ativo do Núcleo de Estudos em Antibióticos em Leite (NEAL). Possui experiência na área de Ciência e Engenharia de Alimentos, com foco no desenvolvimento de métodos para o diagnóstico de mastite. Suas atividades concentram-se principalmente nos seguintes temas: mastite, leite, antibióticos, revisão sistemática e metanálise

Hilton Costa Louzeiro, Universidade Federal do Maranhão, Campus Pinheiro

Possui Graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão (2003), Mestrado em Química pela Universidade Federal do Maranhão (2006) e Doutorado em Química pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Ambiente, Biotecnologia e Bioeconomia - AMBIO e do Núcleo Multidisciplinar em Bioeconomia, Ambiente, Inovação Inteligência, Educação e Saúde - BAITES. Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal do Maranhão, lotado no Curso de Engenharia de Transportes. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aeroespacial - PPGAERO da Rede Nordeste Aeroespacial e do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede BIONORTE (PPG-BIONORTE). Coordenada Projetos de Pesquisa, aprovados com Fomento, na área de Bioativos, Bioeconomia, Biotecnologia e Bioenergia.

Maria Alves Fontenele, Universidade Federal do Maranhão, Campus Imperatriz

Graduei-me em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará e Doutora em Biotecnologia Industrial pela RENORBIO - Rede Nordeste de Biotecnologia. Atualmente, ocupo o cargo de Professora Adjunta C4 aa Universidade Federal do Maranhão, onde estou coordenadora de estágio e tutora da Empresa Júnior do Curso de Engenharia de Alimentos. Sou responsável pela coordenação de projetos de pesquisa, extensão e ensino na área de leite e derivados, além de educação ambiental e coleta seletiva. Com experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com foco em padrões, legislação e fiscalização de alimentos, atuando principalmente em frutos tropicais, análises químicas e físico-químicas, controle de qualidade, classificação vegetal (castanha de caju, farinha de mandioca), leite, queijos (eletroforese, HPLC).

Victor Elias Mouchrek Filho, Universidade Federal do Maranhão, Campus São Luís

Possui Graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (1994), Ciências Biológicas pela Universidade Cruzeiro do Sul (2017), Engenharia Ambiental pela Universidade Cruzeiro do Sul (2021) e Tecnologia de Gestão Ambiental pela Universidade Cruzeiro do Sul (2022). Especialização em Magistério Superior pela Universidade Federal do Maranhão (2003), Especialização em Engenharia de Bioprocessos pela AVM Faculdade Integrada (2015), Especialização em Engenharia Genética pela AVM Faculdade Integrada (2016), Especialização em Engenharia de Alimentos pela Faculdade Unyleya (2016), Especialização em Bioquímica pela Faculdade Integrada de Tecnologia - FITEC (2021). Mestre em Química pela Universidade de São Paulo (1997) e Doutor em Química pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Tecnologia Química da UFMA das disciplinas de Bioquímica e Processos Industriais Bioquímicos, Professor e Orientador Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente (Mestrado Interdisciplinar - Ciências Biológicas), Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Doutorado e Mestrado PRODEMA - Ciências Ambientais), Co-orientador credenciado no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede BIONORTE (Doutorado). Sub-Coordenador do Programa de Controle de Qualidade de Alimentos e Águas - PCQA da Universidade Federal do Maranhão, Consultor Técnico do Centro de Pesquisa e Processamento de Alimento - CEPPA da Universidade Federal do Paraná, Assessor Científico do MACKPESQUISA do Instituto Presbiteriano Mackenzie e consultor ad hoc da Universidade Estadual do Maranhão e da Universidade Federal do Maranhão. Membro efetivo da Academia Maranhense de Ciências. Ex-Chefe do Departamento de Tecnologia Química - UFMA (2002 a 2005). Atuou como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Química (Mestrado) de 2000 a 2013. Atualmente é Coordenador do Laboratório de Pesquisa e Aplicação de Óleos Essenciais (UFMA). Bolsista de Produtividade da FAPEMA (2012 - 2014), (2015 - 2017), (2017 - 2019) e (2021 -2023) modalidade Doutor Sênior. Vencedor do Prêmio Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente - 2023, Prêmios FAPEMA - 2007 - Orientador de Jovem Cientista - Ciências Naturais e Tecnológicas, Prêmio FAPEMA - 2010 - Pesquisador Sênior - Ciências Biológicas, Prêmio FAPEMA - 2012 - Pesquisador Sênior - Ciências Biológicas, Prêmio FAPEMA - 2012 - Orientador de Pesquisador Júnior - Ciências Exatas e Engenharias, Prêmio FAPEMA - 2017 - Orientador de Jovem Cientista - Ciências Biológicas, Prêmio FAPEMA - 2019 - Orientador de Jovem Cientista - Ciências Biológicas e Prêmio FAPEMA - 2020 (Homenagem Prêmio FAPEMA) - Categoria Mais Premiados (3 Lugar). Tem experiência nas áreas de Química e Alimentos, com ênfase Óleos Essenciais e Análises de Alimentos.

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Publicado

2024-11-21

Como Citar

Barros Gomes, P. R., Ribeiro Melo, M. V. ., Marinho Rodrigues, N. F. ., Souza, R. D., Louzeiro, H. C., Fontenele, M. A., & Mouchrek Filho, V. E. (2024). INSERÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA DO ENSINO MÉDIO EM PINHEIRO, MARANHÃO. Revista Univap, 30(65). https://doi.org/10.18066/revistaunivap.v30i65.4508

Edição

Seção

Ciências Biológicas