A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO COTIDIANO ESCOLAR

Lucyelen Lu Costa Amorim, Mayara May Cazadini Carlos, Adriana Adri Medeiros Marcolano Thebas

Resumo


O trabalho teve por objetivo a busca de informações sobre como a educação ambiental tem sido trabalhada nas escolas e ainda salientar sua importância no cotidiano escolar para que o aluno tenha uma visão mais preocupante sobre os problemas relacionados ao meio ambiente. A pesquisa foi realizada por meio de questionários aplicado aos alunos do ensino regular de 5ª a 8ª série de uma escola estadual do município de Alegre ES. Dos alunos entrevistados 73% responderam não ter realizado junto com o professor nenhum trabalho extraclasse relacionado a Educação Ambiental ou ter saído com o professor  para ver os problemas ambientais causados pelo homem. Os alunos sabem teoricamente o que é, e da importância quando se fala de educação ambiental, entretanto, não percebem na prática a importância de cuidar do meio ambiente em que vivem. A educação ambiental não deve ser voltada apenas a transmissão de conhecimentos a respeito do planeta e o meio em que vivemos, mas possibilitar o coletivo, a participação social no sentido de cuidar do que é de todos, para que dessa forma possamos viver em um planeta mais sustentável.

Palavras-chave


Ambiente; Educação; Escola.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1316

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista Univap

A Revista Univap informa que:

- Recebe submissões de artigos em fluxo contínuo;

- Não aceita trabalhos de revisões de literatura;

- Limite de 5 autores por trabalhos;

- Consulte as Normas Gerais de Publicação <https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/about/editorialPolicies#custom-2> e o Template <www1.univap.br/revista/20201215_Template_Revista_Univap.doc> para formatação do trabalhos;

- Os autores deverão seguir rigorosamente as orientações do Template/Modelo e inserir o número de Orcid nos Metadados da submissão;

Declarações a serem enviadas como documento suplementar:


Declaração de Conflito de Interesses que deve ser preenchida, assinada e enviada através do passo 4 do processo de submissão. Portanto, nenhum artigo será publicado na Revista Univap sem o preenchimento desses requisitos. <http://www1.univap.br/revista/Declara_Rev_Univap.doc>

- Declaração de Responsabilidade por tradução de língua inglesa/espanhola

Os autores deverão encaminhar Declaração de Responsabilidade de Tradução de língua inglesa/espanhola assinada por tradutor profissional.
<http://www1.univap.br/revista/Declaracao_traducao_profissional.doc>

Recomendamos o contato cpotraducao. Entretanto, fica a critério do autor. 

- Envio de documento suplementar com Indicação de Avaliadores (três) com experiência na área (nome, email, Lattes);

- O prazo médio de avaliação é de 6 meses.


Revista UniVap, e-ISSN 2237-1753, é uma publicação eletrônica editada pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), que tem o intuito de promover a divulgação de pesquisas e estudos, cumprindo a tríplice missão da universidade, de proporcionar ensino, pesquisa e extensão de modo indissociável. Esta publicação incentiva as pesquisas e procura o envolvimento de seus professores e alunos em pesquisas e cogitações de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional. Publica artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional e resenhas.

- ACESSO ÀS NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS NA REVISTA UNIVAP

- FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL


O endereço da revista é http://revista.univap.br/index.php/revistaunivap

 

Fontes de indexação da Revista UNIVAP:

O Índice de Citações da Revista UNIVAP está disponível por intermédio do Google Acadêmico <https://scholar.google.com.br/citations?user=tmYYoVwAAAAJ&hl=pt-BR>.


Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.