CONHECIMENTO E PRÁTICA DOS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS POR ESTUDANTES ADOLESCENTES: UM ESTUDO COMPARATIVO

Nytale Lindsay Cardoso Portela, Layana Pachêco de Araújo

Resumo


O conhecimento sobre contracepção é imprescindível para que o jovem possa vivenciar o sexo de maneira segura. Este estudo objetivou comparar o conhecimento e a prática sobre métodos contraceptivos entre estudantes adolescentes das escolas públicas e privadas no município de Caxias, Maranhão. Trata-se de um estudo quantitativo que teve como sujeitos 231 adolescentes na faixa etária de 16 a 19 anos, sendo 32 de escolas particulares e 199, de públicas. A coleta de dados se deu pelo questionário estruturado durante os meses de agosto a outubro de 2012, sendo a análise feita com a utilização do software Epi Info 3.5.2. Dentre os adolescentes, 67,5% eram do sexo feminino e 32,5% do masculino, com média de idade de 16,8 anos; 62,5% dos estudantes de escolas privadas e 30,8% das públicas relataram ter iniciado a vida sexual, sendo que os homens iniciaram mais precocemente. Em relação ao uso de contraceptivos, 90,0% dos alunos de escolas particulares e 87,1% das públicas referiram utilizá-los, sendo a camisinha masculina, o método mais mencionado. No que diz respeito ao conhecimento sobre métodos contraceptivos, constatou-se que o conhecimento é insuficiente em ambas as escolas, o que pode refletir na sua prática. Reforça-se, portanto, a importância de investimentos na educação sexual dos adolescentes, sendo necessário uma articulação entre as equipes de saúde, a família e a escola para implementação de programas de educação em saúde sobre orientação sexual.



Palavras-chave


Conhecimento; Anticoncepção; Adolescente.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18066/revunivap.v19i33.130

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